sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueAdultos também podem usar aparelhos ortodônticos estéticos

Adultos também podem usar aparelhos ortodônticos estéticos

Por Dra. Glaciane Fernandes

Estima-se que mais de um milhão de adultos fazem tratamento para alinhar os dentes, segundo a Associação de Ortodontia dos Estados Unidos e a procura por parte dos pacientes acima dos 30 anos tem crescido a cada dia. Todos podem corrigir a posição dos dentes, para isso são necessários dentes e ossos saudáveis. Há vários tipos de aparelhos ortodônticos estéticos.

Pensando na estética associada a um bom custo-benefício, a melhor opção são os aparelhos ‘transparentes’ confeccionados em porcelana ou safira. Esses bráquetes não absorvem corantes, diminuindo o problema do amarelamento e ainda favorecem o deslizamento do fio, com eficiência similar aos aparelhos metálicos. Ambos são considerados estéticos e ficam com aparência bem clarinha, sendo que o de porcelana é mais opaco, enquanto que o de safira possui aspecto mais translúcido, se encaixando nas diversas cores dos dentes.

A resistência às fraturas e descolamento é maior no aparelho de safira, ou seja, as peças descolam menos em comparação aos modelos em cerâmica. Outro tipo de aparelho estético é o autoligado transparente, modelo mais discreto ainda, quando comparado aos de cerâmica e safira, pois elimina o uso das borrachinhas. O fio utilizado é o termoativado e encaixa dentro dos bráquetes, não havendo necessidade de elásticos. O tratamento é mais rápido devido à constância da força aplicada na movimentação dentária, não diminuindo entre os intervalos das manutenções ortodônticas.

Os fios utilizados no tratamento podem ser estéticos recobertos com resina epóxica, com alguns inconvenientes como descascamento, alteração de cor e aumento no tempo de tratamento, devido ao menor deslize do fio. Uma alternativa são os fios “foscos” de Ródio, mais discretos. Temos ainda o aparelho “invisível”, desenvolvido nos Estados Unidos e presente em cerca de 80 países, inclusive no Brasil. Composto por duas placas (superior e inferior) em sequência, transparentes e confeccionadas com base na dentição do paciente, projetado individualmente e de forma digital.

A grande vantagem do aparelho invisível é que ele é móvel, não é fixado aos dentes, agilizando a consulta inicial e os retornos. Pode ser retirado em alguns momentos para passar o fio dental e escovar os dentes, sempre respeitando o uso diário e constante. São mais confortáveis que os aparelhos ortodônticos tradicionais, mas o tratamento depende do uso do paciente.

A decisão do melhor modelo a ser utilizado é feita à partir do diagnóstico e tipo de maloclusão a ser corrigida, associados a vontade e disponibilidade do paciente. Com certeza, pode-se atingir resultados de excelência com os Aparelhos Estéticos utilizados atualmente.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments