
A prefeitura anunciou esta semana uma ação conjunta com o comércio para evitar aglomerações nas portas das lojas, como forma de combate ao coronavírus. Apesar disso, O POPULAR flagrou, ao longo da semana, filas e aglomerações em alguns estabelecimentos comerciais.
Mas o que salta aos olhos mesmo são as grandes filas e agrupamento de pessoas na porta das agências bancárias e lotéricas da cidade. A grande maioria com máscaras. E uma parte não respeitando o espaçamento de 1,5 metro entre as pessoas.
Em nota encaminhada à reportagem, a prefeitura informa que tem intensificado as ações de fiscalização não apenas em relação às agências bancárias e lotéricas, mas também nos comércios classificados como essenciais.
Nos estabelecimentos de atendimento presencial – incluindo lotéricas e bancos – deverá ter ainda o controle e restrição de acesso, ficando obrigados a controlar eventuais filas do lado externo do estabelecimento com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.
Nos locais devem ser seguidas também as recomendações sanitárias, como o fornecimento apropriado de EPI’s aos funcionários, tal qual a utilização de máscaras, além da disponibilização de álcool gel aos atendentes e clientes.
Além das operações que têm sido deflagradas semanalmente pelas equipes de fiscalização, a população também pode colaborar com a apresentação de denúncias através dos telefones 153 e 3805-3686/3806-3193 da Secretaria de Segurança Pública todos os dias, e de segunda-feira a sexta-feira, também pode ser acionada a Central de Fiscalização pelo telefone 3804-1027.
Comércio
“As autoridades municipais precisam ser mais atuantes, porque não tenho percebido fiscalização nenhuma. Parece que está tudo aberto e ninguém faz nada”, disse Mario Souza, no WhatsApp da STV.
A prefeitura rebate a denúncia do cidadão, informando, inclusive, que a fiscalização agora também conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) e do Sincomercio de Mogi
Mirim na região central da cidade, conforme definido em reunião com representantes das partes.