O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Mogi Mirim na manhã do último sábado para inaugurar as obras da segunda etapa do contorno viário de Mogi Mirim, que consistem na implantação de pistas que ligarão a Rodovia Ademar de Barros (SP-340), na altura do km 157, às rodovias João Tosello (SP-147) e Wilson Finardi (SP-191). A obra terá início nesta semana, com estudos técnicos e medições da área e deverá estar concluída em dois anos. O investimento total é R$ 70,8 milhõs e o valor virá da cobrança de pedágios nas estradas paulistas. A obra será realizada pela concessionária Intervias, com fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
A segunda etapa do contorno terá 4,6 quilômetros de extensão, em pistas com duas faixas por sentido, separadas por barreiras rígidas, e acostamento de 2,7 metros. Será construída uma alça na Rodovia Prefeito Jamil Bacar, passando pela Rodovia dos Agricultores até a estrada que dá acesso ao trevo de Limeira. Cerca de 250 empregos serão gerados durante a obra.
Também fazem parte da intervenção melhorias no dispositivo de acesso e retorno do quilômetro 64,5 da SP-147, que realiza a intersecção com a SP-191. É a partir deste ponto que a pista será interligada ao quilômetro 157 da SP-340.
Um dos principais benefícios para Mogi Mirim é a retirada do tráfego rodoviário da SP-147 do trecho urbano da SP-340, já que haverá menos carros cortando a área urbana de Mogi quando a obra for concluída.
Benefício
A expectativa é de ganhos para a economia da região com a atração de novas empresas e pela otimização no escoamento da produção agrícola das áreas vizinhas ao contorno viário.
Os motoristas terão maior segurança e farão a viagem mais rapidamente, já que contarão com uma via sem as interrupções características da área urbanizada, como usuários que viajam entre Itapira e Limeira. Haverá maior fluidez no tráfego entre o Circuito das Águas, nos municípios de Serra Negra, Águas de Lindóia e sul de Minas e cidades como Limeira, Piracicaba, Araras e Rio Claro. Durante o período de obras, a sinalização será reforçada para orientação dos motoristas.
A primeira fase do contorno foi inaugurada em 2003 e liga a SP-340 à Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva (SP-147).