Devido ao aumento no número de acidentes de trânsito, o comando regional da Polícia Militar decidiu reforçar as operações que têm como alvo os motoristas. O objetivo não é só flagrar motoristas bêbados e tirá-los das ruas, mas mostrar à população que se não houver uma conscientização, as autoridades estarão atentas.
O objetivo do capitão Carlos Guilherme Cardoso é realizar a Operação Direção Segura (ODS) mensalmente, inclusive, durante os quatro dias de Carnaval. “Vamos começar a inibir e, vendo a gente na rua, passamos a disseminar a cultura da direção segura em favor da sociedade. E quando a pessoa estiver no restaurante, no happy hour, ela possa pensar no assunto. Já presenciei pessoas conversando sobre isso enquanto estão nesses locais”, comentou o capitão.
Policiais de Mogi Mirim também apoiaram a operação que começou às 16h de sexta-feira, e terminou só na madrugada do último sábado. O comando da Polícia do Interior, de Campinas, enviou uma base móvel com kits de etilômetro, conhecidos como bafômetro, para a realização da operação. Essa foi a primeira operação do Estado com o veículo, que teve o apoio de 21 homens, sete viaturas locais e um guincho.
O comando de trânsito ocorreu nos dois sentidos da Avenida Prefeito Nico Lanzi, e, em Mogi Mirim, na Avenida Padre Roque e Avenida Mogi Guaçu, próximo ao Morro Vermelho. Além de Mogi Guaçu e Mogi Mirim, policiais militares da Força Tática de Itapira realizaram a Operação “Cavalo de Aço” na cidade vizinha, que tinha como alvo, os motociclistas. Até o helicóptero Águia da PM de Campinas participou da ação.
Como resultado da operação Direção Segura, dos 140 veículos abordados, 41 foram multados e um condutor foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Já na operação Cavalo de Aço, foram aplicadas 23 multas e 12 motocicletas foram apreendidas.