A vida da publicidade muda a toda hora. A nossa vida muda a toda hora. Quando acreditamos que algo vai demorar a chegar, quando percebemos, está dentro de casa e você acha que sempre foi assim.
Os comandos de voz que ouvíamos nos desenhos da Família Jetsons, uma série animada de televisão, (“Os Jetsons” eram uma família de 2062, que conviviam com um grande avanço tecnológico) estão aí, nos dispositivos Alexa, Siri e Google Assistente, entre muitos outros aplicativos no mercado. Agora, podemos apagar as luzes, ligar a TV, o ar-condicionado, ou seja, todos os eletrodomésticos podem ser controlados pelo seu comando verbal.
E esse mercado cresce. Agora, as empresas estão investindo em “voices games”, que são os jogos de voz. Jogos em que a pessoa interage usando a voz, sem necessidade de contato ou uso de nenhum dispositivo de acesso físico. Uns dos mais famosos é o Show do Milhão, que ao entrar no jogo, o dispositivo realiza perguntas e avalia se as respostas estão corretas e com isso a pessoa pode ganhar ou perder pontos. Esses jogos já estão sendo produzidos para uso em família e para uso individual. E as empresas começam a colar suas marcas nesses produtos.
Como os próprios dispositivos estão em evolução, aqueles que possuem telas de visualização, durante o uso do “voice games”, imagens são apresentadas e, no interior dessas imagens, encontram-se marcas, produtos e inúmeros elementos que remetem à propaganda de um segmento ou empresa. Sim, o futuro chegou e muitos já estão aproveitando-o para ampliar suas vendas.
Considerar que isso não se aplica a você, está enganado. Hoje, ao perguntar algo ao seu celular, isso mesmo, você pode pedir para ele realizar as mesmas funções que realiza usando o dedinho. Para tanto, precisa “saber” a forma certa de perguntar ou despertar seu assistente.
As empresas já perceberam que o usuário deseja mais, criam a cada dia novas “skills” para o assistente, que são habilidades desenvolvidas por terceiros que podem ser aprendidas e executadas. Entre elas, as skills de notícias são as mais instaladas no momento.
Pense em ter um assistente virtual com inteligência artificial em sua empresa, primeiro para ajudá-lo na empresa ou use-o para entreter seus clientes. O futuro é agora.
Pense nisso. Boa Semana!