sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasAlgumas dicas para iniciar um programa de exercícios

Algumas dicas para iniciar um programa de exercícios

Estamos a poucos dias do início do verão e ainda existem pessoas que procuram a prática do exercício físico somente nesta época. Na maioria das vezes, com objetivos desproporcionais ao tempo e prazo para seu alcance, resultando, assim, em alguns casos, em práticas imprudentes e perigosas para a saúde.
Nenhum exagero é saudável e, para que não haja riscos ou resultados negativos, devemos respeitar nossa condição corporal para iniciarmos, ou reiniciarmos, uma atividade física, em qual estação ou época do ano for.
Um bom e completo programa de exercícios deve incluir todos os componentes básicos da capacidade física relacionados à saúde, como a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade, a força e resistência muscular e a composição corporal.
Além disso, ele deve estimular o organismo de maneira gradual e com regularidade. Se um mesmo nível de esforço é sempre repetido, o organismo se adapta a ele e deixa de progredir.
É importante que saibamos que as pessoas não evoluem no mesmo ritmo, isso depende de inúmeras características individuais, como idade, sexo, condição de saúde e fatores como o tipo do exercício físico, sua duração, frequência semanal e intensidade.
Antes de iniciar um programa de exercícios, faça um exame médico, principalmente se for sedentário ou possui histórico familiar de problemas cardíacos.
Procure a supervisão de um Profissional da Educação Física, pois são profissionais formados para esta ciência e devem ser consultados para este fim.
Comece devagar, é prudente que inicie a partir de níveis mais baixos, evoluindo gradativamente.
Evite exercitar-se logo após as refeições. Depois de uma alimentação pesada, aguarde, pelo menos, duas horas antes de praticar exercícios mais fortes.
Veja algumas dicas do autor Markus V. Nahas, na obra Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, 2003: “Beba água em pequenas doses, antes, durante e depois de uma sessão de exercícios físicos; não se exercite se estiver doente; quando recuperar-se, retroceda a níveis mais baixos do que quando interrompeu as atividades”.
Com estas orientações, você irá praticar sua atividade física com segurança e a certeza que resultados positivos para sua saúde serão alcançados.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments