sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteAliança conquista o título de campeão da Série B do Campeonato Amador

Aliança conquista o título de campeão da Série B do Campeonato Amador

O Aliança quebrou a invencibilidade do Mirante, venceu por 2 a 0 e conquistou a Copa Ico Dias, a Série B do Campeonato Amador. A decisão foi na tarde de domingo, no Estádio José Geraldo Solidário, no Mirante. O jogo de ida, no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz, terminou empatado em 2 a 2. Pela vantagem proporcionada pela melhor campanha, um novo empate daria o título ao Mirante. Derrubar invictos integrou a trajetória do Aliança na reta final. Nas semifinais, o clube venceu o penúltimo invicto, o CDHU.

O primeiro tempo da final teve fraco nível técnico e poucas oportunidades. O Aliança começou partindo para cima, com o Mirante se fechando bem, aproveitando as dimensões pequenas do campo para bloquear os espaços. Aos 8 minutos, Andrey finalizou de primeira e a bola passou à esquerda do goleiro Alan. Aos poucos, o Mirante foi se soltando, valorizando a posse de bola no ataque. Mas era o Aliança que continuava chegando mais na meta adversária.

Nos minutos finais, Bruno Augusto, artilheiro da Série B, seguia em velocidade ao ataque, quando foi parado por Bertola, que atingiu a boca do atacante. Bruno se revoltou contra o zagueiro e tomou cartão amarelo, enquanto Bertola foi expulso. Após a expulsão do zagueiro, Bruno discutiu com Bertola, tomou o segundo amarelo e acabou também recebendo o vermelho.

Na segunda etapa, com dois jogadores a menos, a partida passou a ter mais espaço.

Aliança festejou a conquista do título da Segunda Divisão do Amador. (Foto: Diego Ortiz)
Aliança festejou a conquista do título da Segunda Divisão do Campeonato Amador. (Foto: Diego Ortiz)

Porém, com dificuldades para a bola chegar ao ataque, até pela expulsão de Bruno e precisando vencer, o técnico Roquinho deixou o Aliança mais ofensivo, tirando o volante Jonas para a entrada do meia Ninho. A substituição teve efeito positivo, fazendo o setor ofensivo fluir melhor.

Aos 7 minutos, após escanteio, Décio cabeceou, buscando o ângulo esquerdo do goleiro Alan, que saltou para fazer grande defesa. Um minuto depois, o placar foi aberto, em contra-ataque. Bauru, um dos destaques da decisão, fez boa jogada pela direita e cruzou na medida para Décio mandar para a rede: 1 a 0. Aos 15, Bauru fez nova jogada e tocou para Décio, mas desta vez não houve sucesso na conclusão da jogada. Um minuto depois, Bauru foi à linha de fundo, mas em vez de tocar para Décio, passou para trás, achando em boas condições Andrey, que desperdiçou, chutando por cima do gol.

Precisando no mínimo do empate, o técnico Lira, do Mirante, tirou o lateral-direito Baiano e colocou o atacante Renato.

O Mirante tentava pressionar, mas não encontrava espaços. Ansioso, tentava chutes de fora da área.

Já o Aliança explorava os contra-ataques e, em outros momentos, tocava a bola. Na segunda metade do primeiro tempo, Andrey teve boa chance, mas adiantou demais a bola, facilitando a vida do arqueiro. Aos 35, Ninho chutou à direita de Alan. Dois minutos depois, o Mirante respondeu em conclusão de Gão, defendida por Tássio.

Insistência de Pedrinho é premiada no fim

Durante a segunda metade do segundo tempo, o atacante Pedrinho, de 19 anos, pedia insistentemente para o técnico Roquinho colocá-lo, mas o comandante do Aliança optava por outros jogadores mais experientes do setor ofensivo nas substituições. Em dado momento, Pedrinho, que também joga de lateral, foi chamado para substituir Bauru, se preparou, mas Roquinho mudou a substituição e colocou Chidola.

A insistência rendeu uma bronca de Bruno Augusto, que assistia ao jogo de fora por ter sido expulso e entendeu que o pedido era desrespeitoso aos demais companheiros. “Eu quero jogar”, dizia Pedrinho.

Por volta de 40 minutos, Décio deixou o campo devido a uma câimbra e, somente, então, Roquinho colocou o garoto. O resultado foi imediato.

Pedrinho foi o autor do segundo gol na decisão diante do Mirante. (Foto: Arquivo Pessoal)
Pedrinho foi o autor do segundo gol na decisão diante do Mirante. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aos 42, Pedrinho recebeu na direita em velocidade e tocou na saída do goleiro para fazer 2 a 0 e dar início à festa nas arquibancadas. Restando pouco tempo para o final, o grito de campeão pode ser entoado com tranquilidade, enquanto o Mirante tentava reagir, sem êxito.

Curiosamente, Pedrinho chegou ao Aliança como goleiro, posição em que foi campeão da Série B pelo Transmogi em 2015. Reserva, acabou virando opção para o ataque e lateral na reta final. Além de Pedrinho, o Aliança teve outro bicampeão da Série B, o zagueiro Diego Shrek, que também estava no Transmogi.

Premiações

Alan, do Jardim Planalto, foi premiado como goleiro da defesa menos vazada, com quatro gols sofridos em oito jogos, uma média de 0,50 por partida. O artilheiro foi Bruno Augusto, com 16 gols. A família de Ico Dias, ex-jogador e ex-árbitro de futebol amador, esteve presente para homenagem e participou da cerimônia de premiação.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments