A alimentação impacta diretamente no processo de aprendizagem das crianças e pode até mesmo interferir no desenvolvimento das capacidades cognitivas delas. Por isso é tão importante que, desde cedo, os pais se preocupem com o que seus filhos comem.
A escola, por sua vez, deve atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo” (BRASIL, 2009), sendo, portanto, responsabilidade de todos a correta alimentação das crianças.
Mas, diante disso, o que fazer para introduzir uma alimentação mais correta aos seus filhos? Crianças costumam ser bem seletivas, então é muito importante conhecer o valor nutricional dos alimentos, pois só assim as escolhas por alimentos frescos serão prioridades.
Alimentos processados devem ser limitados ao máximo possível, pois não fornecem energia e nutrientes necessários para esta fase do desenvolvimento. Converse com seu filho a respeito das suas preferências e, sempre que possível, sugira a introdução de novos alimentos.
Eu mesma uso uma tática muito simples e funciona muito: primeiro ofereço o alimento de uma forma. Se não agradar o paladar do meu filho, imediatamente testo outra possibilidade. Um exemplo: meu filho não gosta de salada de cenoura crua, mas a cenoura refogada junto com o arroz ele come. Percebem? Não é tão difícil introduzir bons hábitos, mas é preciso criatividade e insistência.
Dependendo da faixa etária da criança é preciso montar um cardápio bem lúdico, em que quanto mais cores, melhor. Varie nos lanches, ofereça vários alimentos de formas diferentes e sempre o encoraje a experimentar. Torne esse momento feliz, em que a própria criança pode te ajudar a montar seus pratos e lanches. Lembra das suas memórias afetivas da infância? É isso que você vai fazer por seu filho agora. Se ele tiver boas recordações desta fase, certamente desenvolverá uma alimentação adequada.
Tenha sempre alimentos saudáveis em casa, pois o que ele não conhece, ele não sente falta. Quanto mais alimentos industrializados você tiver no seu armário, mais ele vai preferir este tipo de alimentação. E ainda, teste novas receitas sempre! Faça bolinhos em formato de cupcake, cookies de aveia, salgadinhos assados. Existem várias receitas com redução de açúcar, de farinha, entre outros. Use a criatividade. A saúde do seu filho merece esse cuidado.