Comemora-se no dia 31 de março o Dia da Saúde e Nutrição. Estabelecido pelo Ministério da Saúde, tem a finalidade de conscientizar a população sobre uma alimentação mais saudável e boas práticas alimentares.
A alimentação é uma necessidade básica do ser humano e se feita de forma incorreta, tanto pela falta, quanto pelo excesso, pode trazer problemas de saúde e ainda se transformar em um problema de saúde pública, a exemplo da desnutrição e da obesidade.
Hábitos alimentares saudáveis são construídos gradativamente. É preciso disciplina e paciência. A introdução de novos alimentos e, quando necessário, a redução de algum nutriente que está sendo consumido em excesso, deve ser feita de forma gradual.
Passamos a vida inteira comendo alimentos de má qualidade e não é do dia para a noite que conseguimos excluí-los da nossa rotina. Não se trata de fazer uma “dieta” ou um “regime”, como muita gente fala. Trata-se de mudar hábitos para a vida inteira. E existem alguns pilares na nutrição que nos ajudam nesta mudança.
Quantidade: deve ser suficiente para garantir a necessidade energética do seu corpo;
Qualidade: os alimentos devem ser escolhidos de forma a diversificar os nutrientes, ou seja, quanto mais colorido, mais nutrientes estará oferecendo ao seu corpo;
Harmonia: é necessário um equilíbrio entre os nutrientes que você põe no prato. Não adianta consumir um deles em muita quantidade e outro não consumir nada, isso pode causar um problema nutricional;
Adequação: a nossa alimentação deve ser adequada a cada tipo de organismo, respeitando as nossas características, o ciclo de vida que vivemos (infância, adolescência, vida adulta e vida idosa), o estado fisiológico (gestantes ou lactantes), estado de saúde, deficiência nutricional, condições socioeconômicas, ou seja, para cada tipo de pessoa é possível adequar uma alimentação saudável.
Uma boa dica para estabelecer hábitos saudáveis é sempre optar por alimentos in natura, ou seja, aqueles que não foram processados pela indústria. Os processados devem ser evitados ou consumidos minimamente possível. Nosso corpo precisa de nutrientes, não de produtos que enganam apenas nosso cérebro.
A alimentação saudável e balanceada é extremamente necessária para evitarmos doenças, melhorar nossa qualidade de vida e ainda garantir a manutenção da saúde e do nosso bem-estar. E não se esqueça das atividades físicas, elas sempre serão aliadas ao estilo de vida saudável.