Durante as temperaturas mais baixas é comum dar aquela preguiça de levantar da cama quentinha e encarar uma sessão de exercícios físicos, não é mesmo? Entretanto, sabemos que eles são fundamentais para a manutenção da saúde, independentemente de qual temperatura o termômetro marque.
Em dias frios, há uma tendência do corpo exigir mais dos músculos, a fim de produzir mais calor e diminuir a sensação de frio. Nossa postura corporal tende a ficar “encolhida”, com a intenção de nos protegermos da baixa temperatura, e isso pode gerar tensão muscular, contraturas, mal-estar ou até mesmo dores.
Além disso, o risco de lesões e frequência de câimbras são muito maiores durante o outono e inverno, pois, com o aumento de tensão, os músculos ficam menos elásticos e mais contraídos.
Os exercícios de alongamentos tornam-se essenciais para passarmos este período do ano com uma boa postura corporal, com menos dores e mais disposição para enfrentar os dias com baixas temperaturas.
Como alguns dos benefícios dos alongamento, estão o relaxamento das musculaturas, a diminuição do risco de lesões, o aumento do fluxo sanguíneo nos músculos, redução da tensão muscular e melhora da postura.
Não fique com dores corporais em decorrência do frio, espreguice-se ao acordar, realize sessões de alongamentos, com atenção aos seus limites de amplitude, com movimentos suaves e não de forma brusca, pois, desta forma, aumentará a rigidez. E os pratique diariamente. Desta forma, passará um inverno sem desconfortos inesperados.