Uma boa postura não diz respeito à estética, mas sim à saúde. Na maioria das vezes, o que a torna inadequada é tanto o enfraquecimento, quanto o encurtamento das estruturas responsáveis por sua manutenção. Infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem a dimensão do benefício de se praticar regularmente alongamentos corporais ou até mesmo só os procuram após ser acometido por alguma lesão.
A postura considerada adequada é aquela posição específica que o corpo adquire para a realização de uma atividade. Ela é alcançada com o mínimo de esforços musculares e permanece com todos os ossos, músculos e articulações alinhados. Nessa postura ideal, o corpo consegue distribuir as cargas de forma equilibrada e conservar energia.
Em contrapartida, o mal hábito postural sobrecarrega o corpo, desencadeando dores e alterações na coluna e, consequentemente, na marcha. A rotina diária e estresse contribuem para o surgimento de sobrecargas de tensões musculares, que podem afetar a postura. Por isso que estar atento ao corpo nos ajuda a detectar e corrigir os desequilíbrios antes de causarem dores ou problemas crônicos.
Os exercícios de alongamento são de extrema importância e recomendados para a manutenção e correção postural, pois evitam a perda da flexibilidade e o desenvolvimento da rigidez muscular em quase todas as regiões do corpo. Além disso, reduzem dores e desconfortos, melhoram o fluxo sanguíneo, o processo digestivo e o relaxamento mental.
A boa notícia é que podemos “construir” a flexibilidade do zero, basta iniciar que os resultados poderão ser sentidos rapidamente. A dica é começar o dia espreguiçando-se, com isso já realizará o primeiro alongamento do dia, reorganizando as estruturas corporais que eventualmente podem ter permanecido em posição inadequada durante a noite de sono. Ah, e realize sessões de alongamentos diariamente!