Alguns acontecimentos de 1985 que vi, ouvi, li ou participei em Mogi Mirim, discriminados resumidamente:
– No bairro das Chácaras São Marcelo, dois acontecimentos: é criado o Centro Comunitário Rural, ganhando extensa gleba de terras, conforme doação da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim e o prédio do antigo Hospital São Marcelo foi vendido para um empresário, que intencionava ali estabelecer no prédio um centro para atender idosos.
– O tradicional Cine Rex é vendido para o Banespa com a intenção de estabelecer no local sua agência bancária, com construção de moderno prédio, depois de derrubar as edificações do cinema.
– É criada a Associação dos Funcionários Públicos da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, para atender centenas de servidores.
– A Câmara Municipal, depois de muitos anos funcionando com sessões legislativas iniciando às 20h, resolveu alterar o horário para as 18h.
– Num esportivo acontecimento de 1985, o grande craque de futebol brasileiro, Falcão, prestigiou o futebol de Mogi Mirim e jogou com a camisa do Mogi Mirim Esporte Clube durante a realização de um jogo amistoso. Numeroso público presenciou a partida.
– A Faibam (Feira Agroindustrial da Baixa Mogiana) realizou, no Centro Comunitário Rural, nas Chácaras São Marcelo, extensa exposição e que contou com o comparecimento de grande público.
– Uma das grandes discussões no início dos anos 80, em 1985 começaram a circular ônibus atendendo todos os bairros de Mogi Mirim. Pouco depois aconteceram movimentos populares na Praça Rui Barbosa, protestando contra o aumento das tarifas. Na oportunidade, o prefeito Luiz Netto propôs a criação dos circulares municipais, condicionando, porém, a organização de uma empresa de economia mista para executar serviços para a administração.
– Em 1985, a Prefeitura Municipal de Mogi Mirim entrou com ação de usucapião sobre a área do Campo da Aviação. Iniciou-se um processo complicado, com os advogados do aeroclube pleiteando a propriedade e acabaram tendo sentença favorável e a Prefeitura acabou desistindo da ação.
– Num percurso de vários quilômetros, a estrada da Cloroetil até as Chácaras São Marcelo foi asfaltada, recebendo o nome de “Estrada Amador Siqueira Franco”, antigo proprietário da extensa área abrangida pela rodovia. Amador foi advogado e promotor público da Comarca Judiciária de Mogi Mirim.
PRECEITOS BÍBLICOS
“Filho, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o entendido adquirir sábios conselhos. O temor do Senhor é o princípio da ciência. Só os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1
TÚNEL DO TEMPO
No ano de 2000, segundo dados estatísticos da Prefeitura, existiam, na cidade de Mogi Mirim, mais de 1.600 estabelecimentos comerciais e 1.200 empresas prestadoras de serviço. Segundo a Fundação Bozano Simonsen, a renda per capita do município era de aproximadamente de 6.000 dólares, quase o triplo da média nacional.