segunda-feira, abril 21, 2025
INICIAL☆ Capa EntretenimentoAmigos, eu vi! – Parte 63 – n° 593, por Nelson Patelli...

Amigos, eu vi! – Parte 63 – n° 593, por Nelson Patelli Filho

Emissora de Rádio
Em 1949, o Ministério da Viação recebeu o pedido para instalação de emissora de rádio em Mogi Mirim, denominada Rádio Cultura, com frequência modulada e potência de 250 watts. Decidiu-se que seria necessário o capital inicial de CR& 100.000,00 (cem mil cruzeiros) para começar o processo de autorização. Um ano depois, em setembro de 1950, a Rádio Cultura de Mogi Mirim iniciou suas atividades.

Pelos Esportes
Nas páginas do jornal A Comarca, Orlando Bronzatto iniciava uma coluna dedicada aos esportes em geral, focalizando, principalmente, o futebol mogimiriano. O popular Pintaca também foi credenciado a colaborar no famoso jornal A Gazeta Esportiva, da capital e que foi o maior jornal de esportes do Brasil.

Baile do Centenário
Em 1949, no dia 3 de abril, Mogi Mirim festejou seu aniversário de fundação e, para comemorar essa data, o Clube Recreativo organizou o Baile do Centenário, abrilhantado pela orquestra de Vicente Muniz. Nessa noite, ocorreu também a apresentação das candidatas ao cargo de Rainha do Centenário: Maria Helena Nanetti dos Santos, Miriam Fagundes, Norma Finazzi, Nelma Riquerme Bueno, Magali Barreto e Maria Cecilia Amaral. A Orquestra de Vicente Muniz contava com os cantores Heraldo Alvarenga e Clóvis Percebon.

Circo Universo
Todo ano, na década de 40, Mogi Mirim recebia a visita do Circo Teatro Universo, especializado em peças teatrais. Assisti a uma peça denominada No reino da goiabada, com cenas humorísticas com os palhaços Pisca-Pisca, Pernilongo e Xuxu. O circo lotava, com o público prorrompendo em incontáveis gargalhadas.

Emplacamento de ruas em Mogi Mirim e Distritos
O prefeito João Missaglia determinou o emplacamento das ruas e praças públicas com numeração e nomenclatura, de Mogi Mirim e dos distritos de Jaguariúna, Artur Nogueira, Conchal e Posse da Ressaca, com o povo elogiando essa importante iniciativa da prefeitura de Mogi Mirim. O distrito de Jaguariúna recebeu também outros melhoramentos: a reconstrução da ponte sobre o Rio Camanducaia e reparação das pontes que ligavam à Guedes.

Excursão da Escola de Comércio para Poços de Caldas
A Escola de Comércio de Mogi Mirim excursionou até Poços de Caldas, em 1948, embarcando em trem especial da Mogiana e com a participação de 200 alunos, além de professores e o diretor Antonio José Peres Marques. Os alunos estavam todos uniformizados e levando sua banda marcial, bandeiras e estandartes. Centenas de habitantes de Poços de Caldas aplaudiram o desfile realizado pelas ruas daquela cidade, em um ato inédito na região.

Túnel do TEMPO

Em 30 de janeiro de 1941, foi instalada, na Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim, a maternidade Dona Carmela Dutra, contendo duas enfermeiras e sala de operação. O ato de inauguração contou com a presença do Marechal Eurico Gaspar Dutra e sua esposa, dona Carmela, além de outras autoridades.

Legenda da Foto: Antiga Escola Técnica do Comércio, à Rua Ulhôa Cintra; hoje Faculdade Santa Lúcia.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments