Acontecimentos registrados em Mogi Mirim, na década de oitenta. Na década de oitenta, existiram, em Mogi Mirim, dois restaurantes famosos e muito frequentados pela população – Boca de Barro e Big Bar.
Big Bar
Restaurante localizado à Rua Conde de Parnaíba. Tinha serviço à La Carte e uma culinária muito apreciada pelos frequentadores.
Boca de Barro
Em seu recinto reunia jovens e famílias de Mogi Mirim e da região para degustar excelentes pratos de sua culinária num ambiente acolhedor.
Frequentei esses dois restaurantes.
Corrida dos Veteranos
O DERETUR (antigo departamento de esportes, recreação e turismo, hoje Sejel) organizou, em 1987, a segunda etapa do Campeonato de Corredores Veteranos. A prova foi dividida por faixas etárias e em cinco categorias. Foi um sucesso na época, com dezenas de participantes e grande público.
Leite Cru
O chamado “leite in natura” nos anos 1980, era distribuído em litros, em Mogi Mirim, por diversos produtores pelas ruas da cidade e entregue nas residências e, geralmente, com pagamento mensal pelos consumidores. Todo o processo de venda e a regulamentação eram feitos pelo CEDECON.
Invasão dos “Sem-Terra”
Há 33 anos, um grupo de “sem-terra” invadiu o Horto do Vergel, tomando posse de terras pertencentes à FEPASA. Em seguida, cerca de duas dezenas dessas pessoas foram à Prefeitura para pedir ao prefeito Luiz Netto entrar em contato com a FEPASA para eles poderem utilizar aquela área com o desenvolvimento de culturas diversas e de maneira pacífica. O prefeito conversou com o governador paulista da época, Orestes Quércia, a esse respeito, e tempos depois a reivindicação para ocupar a área pelos “sem-terra” foi aceita pelo governo e pela FEPASA. Até hoje os “sem-terra” estão ocupando o local, explorando a agricultura.
Deca, Inimigo do trabalho
No dia em que se comemora o Dia do Trabalho contarei a história de José Cotrim Campos, mais conhecido por Deca. Foi personagem folclórico de Mogi Mirim pela característica original de nunca ter trabalhado na vida. Quando perguntando sobre ele começar a trabalhar, Deca respondia: – “No dia de São Nunca!”
Deca faleceu em 1987, com 71 anos de idade, solteiro. Tinha 10 irmãos, entre eles os dentistas Heraldo de Souza Campos e Antonio Gurjão de Campos (Mimi) e o ex-vereador Antenor Gurjão de Campos (Nô).
TÚNEL DO TEMPO
Na Rua José Bonifácio existiu o Bar das Normalistas, de Clementino Diego. Frequentadíssimo pelos estudantes do Colégio Imaculada e Escola de Comércio, que saboreavam os famosos canudos recheados, chocolate quente, arroz doce e outras guloseimas.
Preceitos Bíblicos
“Deus honra o pai nos filhos e confirma sobre eles a autoridade da mãe. Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados. Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.” (Eclesiástico 3, 4-5)
Livros sobre a história de Mogi Mirim e região
Mogi Mirim nascida da bravura dos Paulista
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Locais de vendas em Mogi Mirim
Banca de jornais da Praça Rui Barbosa
e Agropecuária Avenida (Av. Pedro Botesi)
Locais de vendas em Mogi Guaçu
Papelaria Abecedarium (no Centro)
Papelaria Jodema (Shopping Buriti)