Fatos que presenciei, ouvi ou li nos anos 60 em Mogi Mirim.
Monsenhor Nardin e cônego Thomaz Vaquero
O mês de janeiro de 1960 marcou a despedida de monsenhor José Nardin, depois de 14 anos como vigário da Paróquia São José em Mogi Mirim. Poucos dias depois tomou posse na Cúria da Catedral Metropolitana de Campinas. No mesmo dia foi empossado o novo vigário da Paróquia de São José, o cônego Thomaz Vaquero. Anteriormente, ele exercia funções religiosas em Campinas. Quanto a monsenhor Nardin, dias depois de sua despedida, ele recebeu da Câmara Municipal de Mogi Mirim o título de “Cidadão Mogimiriano”, o primeiro da história de Mogi Mirim.
Lâmpadas Fluorescentes
O prefeito Adib Chaib planejou a substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, possuidores de maior poder de iluminação. A primeira rua a receber esse tipo de lâmpada foi a José Bonifácio. Em seguida outras vias de Mogi Mirim receberiam o melhoramento.
Nova sede do Clube Recreativo
Nos primeiros meses de 1960 teve início a demolição da antiga sede do Clube Recreativo, situada à Rua Dr. José Alves. No mesmo lugar seria construída a nova sede, mais ampla e confortável. Até o término da construção, o Clube Recreativo funcionou num prédio da Praça Rui Barbosa.
Agência do Banco INCO
Em fevereiro de 1960 o Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina (INCO), agência de Mogi Mirim, comemorou seu Jubileu de Prata, depois de encampar a agência do Banco Nacional da Cidade de São Paulo da Rua Conde de Parnaíba, o INCO tornou-se uma das mais movimentadas agências bancárias da cidade, anteriormente administrada pelo gerente Luiz de Amoedo Campos e depois por José Luiz Pedroni.
Festejando a data, foi celebrada missa em Ação de Graças na Matriz de São José, às 8h da manhã. À noite aconteceu festa de confraternização dos funcionários e seus familiares, com um rico banquete. Estive presente em todas essas festividades, pois, durante 17 anos, 1951 a 1968, fui funcionário tanto do Banco INCO como do anterior o Banco Nacional da Cidade de São Paulo.
Grupo Escolar Dona Sinhazinha
Em 1960 o deputado estadual Nagib Chaib, o Nage, indicou à Assembleia Legislativa de São Paulo que o terceiro Grupo Escolar de Mogi Mirim recebesse o nome de Dona Sinhazinha. O nome foi aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador Carvalho Pinto.
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Vendas em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Vendas em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro
Túnel do TEMPO
28 de abril de 1919 – é fundado o Amparo Atlético Club, da cidade paulista de Amparo, e com o apelido de “Leão da Camanducaia”.
Preceitos Bíblicos
“Em ti, Senhor, confio. Nunca seja eu confundido. Livra-me na tua justiça e faze-me escapar, inclina os teus ouvidos para mim e salva-me.” (salmo 71)