Fatos ocorridos em Mogi Mirim há 20 anos, em 2001 e que vi, ouvi ou li
REBELIÃO DE PRESOS DESTRÓI PARTE DA CADEIA
Uma tentativa de fuga frustrada provocou rebelião generalizada entre os detentos da Cadeia de Mogi Mirim, destruindo totalmente a Ala B. Os presos arrebentaram as portas das celas, atearam fogo em colchões e cobertores e abriram um buraco na parede do pátio. O motim, que começou à tarde, só terminou com a chegada do Pelotão de Choque de Campinas. Dos 85 presos de Ala B, 80 foram transferidos para a Cadeia Pública da cidade de Americana. Nada aconteceu com os 105 presos da Ala A.
SAPÃO VENCE O GUARANI FORA
O Mogi Mirim Esporte Clube subiu para a 10ª posição da Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol ao vencer o Guarani, em Campinas. Depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, o Mogi venceu o time campineiro na disputa por pênaltis, marcando 2 a 0. Mogi atuou assim: Mauro; Key, Marcelo Batatais e Selmo; Pavão, Jean, Everaldo, Valber e Almir; Richardson e Sandro Gaúcho. Técnico Paulo Bonamigo.
CARNAVAL DO “SAPOS DA MADRUGADA”
No Estádio Vail Chaves realizou-se o “Quinto Grito de Carnaval do Grupo “Sapos da Madrugada”. Foram muitas horas de animação ao som de banda carnavalesca e contando com a presença de cerca de 4.500 foliões de Mogi Mirim e cidades da região que compraram ingressos, superando as expectativas.
REAJUSTE DE SALÁRIOS DO FUNCIONALISMO DA PREFEITURA
Diretores da Prefeitura e sindicalistas se reuniram para discutir sobre o reajuste de salários em 2001. O Sindicato dos Servidores Municipais de Mogi Mirim estava pedindo 28% de aumento e, desse montante, 6,27% correspondiam à inflação do período, medida pelo IBCE, e o restante, 21,73%, seria de aumento real.
IMPLANTAÇÃO DA ZONA AZUL
O Departamento de Obras Públicas (DOV) da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim comunicou a instalação do Sistema de Estacionamento Rotativo, também chamado de ZONA AZUL. A cobrança seria por parquímetro e talão eletrônico, colocados nas ruas da cidade. O sistema visa melhorar o fluxo e parada de veículos.
250 ANOS DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ
Grandes festividades aconteceram em Mogi Mirim no dia 1° de novembro de 2001, comemorativo aos 250 anos da Paróquia de São José, com a presença de autoridades municipais e estaduais. Missas, quermesses, procissões, discursos e muitas comemorações.
Túnel do TEMPO
22 de abril de 1777 – O capitão-general da Província de São Paulo, D. Luiz Antonio de Souza Mourão Morgado de Mateus, envia oficio à Câmara Municipal de Mogi Mirim, incumbindo-a de “efetuar a cobrança para a Real Fazenda das passagens e pedágios dos rios do município a caminho de Goiás até que sejam arrematadas e visto ter falecido o donatário, coronel Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera”.
Preceitos Bíblicos
“Uma mulher forte, quem a encontrará? Ela vale muito mais do que as joias. Seu marido confia nela plenamente, e não faltará recursos nunca. Ela lhe dá só alegria e nenhum desgosto, todos os dias de sua vida. O encanto é enganador e a beleza é passageira. A mulher que teme ao Senhor, essa sim, merece todo o louvor”. (Provérbios 31, 10-13, 30)
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril