sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAmigos, eu vi - Parte Nº 101 - Nº 761

Amigos, eu vi – Parte Nº 101 – Nº 761

Amigos leitores, eis alguns fatos que eu vi, ouvi, li ou participei há 40 anos, durante a década de 1980, em Mogi Mirim

SINDICATO RURAL COMPLETOU 20 ANOS EM 1980
Um grupo de idealistas fundou em dezembro de 1960 a Associação Rural de Mogi Mirim, nome mudado em 30 de novembro de 1965 para Sindicato Rural. Sua base de atuação compreendia Mogi Mirim, Mogi Guaçu (SP), Artur Nogueira (SP), Conchal (SP), Jaguariúna (SP) e Santo Antônio de Posse (SP). Em 1980, tinha como presidente José Luiz de Amoedo Campos e demais membros: Supervisor – Nivaldo Finazzi; secretário-geral – Clayton Semeghini; setor de tributação – Décio de Oliveira e Francisco de Assis Nunes Mattos; setor médico e de medicamentos – Conceição Zani Alves e Maria Inês de Oliveira; orientação trabalhista – Paulo Roberto Gonçalves e Tomás Scott.

CINES SÃO JOSÉ E VITÓRIA
Em 1981, o Cine São José levava à tela o filme “Sexta-feira 13” e o Cine Vitória apresentava a película “Império dos Sentidos”, no horário noturno. Na época, os cinemas eram a principal diversão dos mogimirianos, que lotavam os 1.200 lugares de nossas casas de espetáculos da chamada “Sétima Arte”.

ESPORTES E COMPETIÇÕES EM 1982
Competindo nos Jogos Regionais, Mogi Mirim teve boa atuação. Disputando com 50 cidades paulistas, conquistou o 12º lugar, à frente de cidades como Franca (SP), Mococa (SP), Limeira (SP), Americana (SP) e outras. O DETUR organizou ao longo de 1982 uma série de acontecimentos esportivos: 1ª Olimpíada do Trabalhador; XI Corrida Pedestre “Frei Emiliano”; Campeonato Interno de Natação no Clube Mogiano; 1ª Maratona Municipal de Mogi Mirim, Primeiro Festival de Pipas, Maranhões e Papagaios, além de outros eventos esportivos.

FERROVIA TURÍSTICA EM MOGI MIRIM
Representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária estiveram em Mogi Mirim em outubro de 1989 para discutir com o prefeito Romeu Bordignon detalhes para a pretendida instalação de um trecho de ferrovia turística no ramal de Mogi a Itapira. Como houve demora nos estudos para essa implantação, a FEPASA (Ferrovias Paulistas SA) acabou retirando os trilhos e dormentes do ramal que ligava Mogi Mirim a Itapira, com as duas cidades perdendo essa grande oportunidade turística.

CÂMARA APROVA VERBA PARA O MOGI MIRIM ESPORTE CLUBE
Em 1981 a Câmara Municipal aprovou um pedido de crédito feito pelo prefeito Ricardo Brandão concedendo uma verba de 300 mil cruzeiros para auxiliar o Sapão em sua campanha na disputa do Campeonato Paulista da Terceira Divisão de Profissionais naquela temporada.

Preceitos Bíblicos
“Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás e estarás bem. Tua mulher será como a videira que frutifica aos lados de tua casa e teus filhos serão como plantas de oliveira à roda de tua mesa”. (Salmo 128)

Túnel do TEMPO
15 de novembro de 1905 – Nessa época, o Mogi Mirim Esporte Clube possuía o seguinte uniforme: camiseta de manga comprida e brancas, bermudões pretos e uma larga faixa vermelha na cintura, além de meias vermelhas.


Dirigentes do Sindicato Rural de Mogi Mirim em 1980: o supervisor Nivaldo Finazzi e o presidente José Luiz de Amoêdo Campos.


Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments