As obras de ampliação da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Nilsen de Oliveira Leite, no bairro Tucura, estão em fase final. As novas instalações foram apresentadas a pais e familiares dos alunos na quarta-feira, dia 23. Desde o início da semana, os estudantes já usufruem do novo espaço.
A edificação dos ambientes internos foi concluída, restando o acabamento da parte externa do novo prédio e a reforma da área já construída. O novo bloco apresenta 820 metros quadrados e conta com três salas de aula, sala de artes, sala de recursos, sala de informática, sala de professores, coordenadoria pedagógica e direção, além de depósito e sanitários.

O prédio apresenta moderna infraestrutura, com amplas salas de aula, novas lousas e luminárias, portas e armários embutidos revestidos em laminado melamínico, com prateleiras de granito. Na sala de artes, foi instalada uma bancada de mármore com pias embutidas. O custo total da obra é de R$ 1,7 milhão, proveniente de recursos municipais, e os serviços são executados pela empresa Alpha Vitória Ltda EPP.
Com a reforma e a ampliação, a área construída da escola passará de 599 m² para 1.183 m². Atualmente, são atendidos 230 alunos. Em 2015, o atendimento será ampliado para 350 estudantes. No total, serão sete salas de aula.
Reforma
A segunda etapa da obra está em andamento e consiste na reforma do prédio principal da escola. Três salas de aula estão sendo reformadas e uma quarta sala será construída, bem como pátio e quadra poliesportiva.
Também passam por reforma a cozinha, a lavanderia, a biblioteca e a secretaria. Os serviços incluem substituição de pisos, vidros e portas, pintura, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, além da implantação de dispositivos de combate à incêndio e de acessibilidade. A reforma deve ser concluída no final do segundo semestre, quando a unidade escolar será reinaugurada.
A Secretaria de Educação e a direção da unidade adotaram medidas para que a rotina escolar não seja afetada durante as obras. A merenda escolar vem sendo servida na Escola Estadual “Ernani Calbucci”, que fica ao lado da unidade municipal. As aulas de Educação Física são realizadas no Ginásio Wilson Fernandes de Barros e as professoras vêm desenvolvendo atividades lúdicas em sala de aula para complementar o intervalo.
Demora
A ampliação vinha registrando atrasos no cronograma de obras. Iniciadas em 2011, as obras sofreram inúmeras interrupções, alcançando apenas 2,93% dos serviços previstos até 2013. Em janeiro deste ano, após rescisão contratual formalizada pela administração municipal, a empresa Alpha Vitória assumiu os trabalhos e, em sete meses, concluiu a primeira etapa.