O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) divulgou nos últimos dias que as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada o Loteamento Residencial do Bosque, chegaram à etapa final. Na primeira semana do ano, foi finalizado o leito filtrante dos oito novos tanques construídos.
O investimento na ampliação da estação causará o aumento da capacidade de tratamento, além de uma estrutura projetada para suprir as demandas de abastecimento dos próximos 30 anos de acordo com a autarquia.
Após a conclusão de toda a parte estrutural e instalações elétricas, o módulo recebeu a última camada do leito filtrante, etapa final do processo de tratamento da água.
Composto por camadas de antracito, uma variedade compacta e dura do carvão, areia de sílica e pedregulho em diferentes espessuras, a filtração remove partículas leves que não puderam ser eliminadas no processo de decantação, garantindo a qualidade da água que é fornecida para a população.
O investimento de mais de R$ 11 milhões, custeado através de financiamento firmado através da Caixa Econômica Federal, mais contrapartida do Saae, elevará a vazão de tratamento da estação dos atuais 400 litros por segundo para 520 litros por segundo de produção de água potável.