Pela primeira vez, a Free Play/Sejel, de Mogi Mirim, foi ao lugar mais alto do pódio em uma edição de Campeonato Paulista. Independentemente da categoria, o feito de Ana Clara Brito Vidolin é inédito. Foi registrado na terça-feira, 15, na segunda etapa do Campeonato Paulista Petiz de Verão. Também conhecido como XXVIII Troféu José do Carmo Neves (Zequinha), o torneio aconteceu de 14 a 15 de dezembro, na Arena ABDA, em Bauru (SP).
Promovido pela Federação Aquática Paulista (FAP), está na história da natação mogimiriana. Ana Clara alcançou o ouro na 27ª prova do evento. Com o tempo de 1min19seg13, a façanha veio nos 100 metros nado costas da categoria petiz 1, ou seja, para atletas nascidos em 2010. Com apenas 11 anos, a nadadora insere mais esta conquista a um currículo cada vez mais respeitável.
“A Clarinha está arrebentando. Este ouro, que é a primeira de uma atleta em um paulista feminino em 27 anos de Free Play, só coroa a temporada dela. De adaptação em meio ao retorno da pandemia e de melhoras de tempo, de crescimento no nível técnico e físico”, citou Ricardo Antonio Martinano, coordenador técnico da equipe.
Para Conrado Coradi Lino, atleta da equipe, mas que também atua como técnico das categorias de base, o ouro ativou boas memórias. “Quando ela bateu e confirmou o ouro, foi inevitável. Recordei da primeira vez que peguei em primeiro e me arrepiei. A Clarinha está nadando demais e tem tudo para evoluir ainda mais”, frisou Conrado.
“Eu não sei nem o que dizer. Claro que estou muito feliz com o ouro e fiquei ainda mais feliz quando me falaram que foi o primeiro ouro de uma mulher da Free Play em paulistas. Tantas nadadoras maravilhosas passaram aqui, estão aqui ainda. É uma honra”, frisou Ana Clara, agradecendo a equipe, os técnicos, a família e todos que torcem por ela e por seus colegas.
A nadadora não ganhou só o ouro. Saiu de Bauru com três medalhas, graças a duas pratas. A primeira, conquistada na terça-feira, 14, nos 100 livres, baixando seu tempo de 1min09seg89 para 1min09seg53. Já no dia 15, à tarde, nos 100 borboleta, mais um segundo lugar, com o tempo indo de 1min27seh29 para 1min25seg90.
Arthur
A equipe também contou com o bom desempenho de Arthur Carvalho na petiz 2 (nascidos em 2009). O nadador foi o sexto colocado nos 100 metros livres, baixando o tempo de 29seg02 para 28seg93. Nos 100 livres, pegou o nono lugar, com 1min04seg51 contra os 1min04seg55 anteriormente. Arthur ainda foi o 21º colocado nos 200 livres, com 2min29seg83.
Classificações
Os resultados expressivos ainda renderam boas colocações coletivas. No quadro de medalhas feminino do estadual, sozinha, Ana Clara levou a Free Play à sétima posição entre as 20 entidades listadas, com um ouro e duas pratas. No quadro geral, que conta até a oitava posição, a Free Play ficou com 11ª posição, mesmo com apenas dois atletas, entre os 27 clubes que alcançaram tal condição.
Na pontuação geral, 19ª posição para a Free Play entre as 31 entidades, com 69 pontos. Contando apenas a pontuação do petiz 1 feminino, a equipe mogimiriana ficou na oitava colocação entre os 19 clubes, com 50 pontos conquistados por Ana Clara. No masculino, com os 19 pontos de Arthur Carvalho, a Free Play ficou na 21ª posição entre as 27 equipes que pontuaram.
O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada, Tradibom e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro e da Clínica Vitallis.