A Vigilância em Saúde confirmou neste sábado (13) mais um óbito por contágio de coronavírus. Trata-se de uma criança de 6 anos, que faleceu durante a madrugada em Campinas.
Ana Julia Martins Pedroso estava internada no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, para onde foi transferida para tratamento de infecção de urina e diabetes.
O primeiro atendimento médico da criança foi feito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Mogi Mirim. Sem apresentar melhora no quadro de saúde, ela teve que ser transferida para Campinas. Mas, de fato, ela estava com Covid-19, o que não foi detectado na UPA.
Segundo a Prefeitura, até a data da transferência, 10 de março, Ana Julia não apresentava qualquer sintoma de Covid. A Administração Municipal alega que a menina contraiu a doença no HC da Unicamp.
Em nota, a Prefeitura de Mogi Mirim lamentou a morte da menina.
A assessoria de imprensa do HC da Unicamp informou que a criança deu entrada com um quadro de cetoacidose diabética e, já na admissão, no setor de emergência da unidade, a equipe clínica fez o exame PCR, que deu positivo para Covid, rebatendo, portanto, a informação da Prefeitura de Mogi.
Em seguida, ela foi encaminhada para a UTI pediátrica, mas não resistiu às complicações.
Boletim
O óbito de Ana Julia foi o 131º desde o início da pandemia, em março de 2020. Só neste mês de março são 17 mortes pela doença.
27 novos casos positivos também foram confirmados neste sábado (13). Nas últimas 24 horas também foram descartados 26 casos e 37 pacientes que estavam em isolamento receberam alta médica.
Atualmente, a taxa de ocupação hospitalar da Santa Casa de Mogi Mirim está em 100%.
Já no Hospital 22 de Outubro, a taxa de ocupação está em 200%. Essa taxa refere-se à ocupação total de 100% dos oito leitos oficiais de UTI Covid, mais oito dos leitos provisórios criados emergencialmente pelo hospital particular para atendimento a pacientes de convênios da Baixa Mogiana.
Confira abaixo, no gráfico, mais dados: