Treze meses após assumir a Secretaria de Cultura e Turismo, André Mazon não é mais o secretario da pasta desde a última quinta-feira. A saída está relacionada a uma possível candidatura para deputado federal nas eleições de outubro, conforme publicado por O POPULAR em sua edição de 25 de janeiro. Na tarde de ontem, membros do gabinete do prefeito Gustavo Stupp confirmaram que Francisco Roberto Scarabel Júnior, o Juninho do Tia Nena, assumirá como secretário interino. A portaria registrando o secretário deverá ser publicada na próxima semana.
À frente da Cultura, André Mazon trouxe novos eventos para Mogi Mirim, como a programação para o Carnaval, agora sediada no Espaço Cidadão, à Avenida Adib Chaib, atendendo pedido de Gustavo Stupp, a festa do aniversário de Mogi Mirim, com a realização de grandes shows, a Virada Cultural, que contou com uma série de atrações, entre elas o show do cantor Marcelo D2, o Festival de bandas Ecomogi, entre outros.
Além disso, promoveu uma parceria com a Secretaria de Assistência Social, possibilitando a alunos do Jardim Planalto e Residencial Floresta ônibus gratuito para que frequentem as aulas do Centro Cultural, o projeto de iniciação à arte, experiências lúdicas, artísticas e cívicas às crianças das escolas municipais, estaduais e a alunos de projetos sociais, feito na Biblioteca Municipal. Oficinas culturais no Centro Cultural também foram realizadas.
Para ele, o balanço foi considerado positivo. “Foi muito positiva esta fase, eu tive muito prazer e fiz muitas coisas que eu gosto”, disse André.
Em sua página no Facebook, o ex-secretário fez um agradecimento especial, relembrou projetos que marcaram sua passagem e afirmou que abre mão da secretaria também em virtude de problemas pessoais.
Polêmica
Embora tenha colocado em prática diversas ideias e projetos, André Mazon ficou marcado de forma negativa dentro da Prefeitura no episódio da vinda da Feira do Brás no segundo semestre do ano passado, quando em uma negociação com os organizadores da feira, alugou um imóvel de sua propriedade, no Jardim Maria Beatriz, para os feirantes.
Descontente e sob forte pressão do comércio, a Prefeitura entrou com uma ação para barrar o aluguel do imóvel, logo derrubada na justiça pelo próprio André. Na ocasião, ele apareceu sorrindo em fotos nas redes sociais e até em veículos de comunicação da cidade.
A feira foi realizada normalmente durante todo o final de semana, levou um grande público para o local, deixando comerciantes e entidades ligados ao comércio furiosos.