domingo, abril 20, 2025
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoAniversário de Mogi, que comemora 250 anos, e quatro décadas do Teatro...

Aniversário de Mogi, que comemora 250 anos, e quatro décadas do Teatro de Arena

Aniversário de Mogi Mirim (dia 22), edição comemorativa, festividades para tudo que é lado, e é importante lembrarmos sobre a quantidade de pontos interessantes que a cidade coleciona. Sim, Mogi Mirim tem diversos cartões-postais. Na área cultural, um dos mais movimentados, e bem queridinho pelas pessoas que por aqui moram e passam, é o Teatro de Arena, que na próxima terça-feira também faz aniversário, uma vez que foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1979, pelo prefeito da época Ricardo Brandão.
Claro, que no passado, a área não vinha sendo tão utilizado como deveria, com poucos eventos, vale ressaltar. Mas, de uns anos para cá, o espaço ganhou novo ânimo e passou a ser um dos locais mais visitados pelas pessoas, desde crianças até os idosos. Por lá, nos últimos tempos, foram realizados diversos eventos, que seguem movimentando a cidade. No último domingo, por exemplo, foi a vez do BeM Mogi, com a apresentação dos cantores Ana Vilela, Garabyra, Tuia e Luciano Mused. Mas já tivemos dias e dias de samba, eventos carnavelescos, apresentação relacionada à primavera, sertanejo, rock e muito mais! O quarentão está com tudo e mais um pouco.

Mas, você sabe como surgiu o Teatro de Arena? O POPULAR conta!

Tudo começou em 1979, quando o prefeito era Ricardo Brandão. Foi naquela época em que ocorreu o início da construção do Teatro de Arena. A obra foi a segunda a ser realizada no local em que chamavam de Vale do Lavapés; a primeira foi o campo de futebol.
De acordo com o jornal A Comarca, que registrou o feito, em 1979. “O Teatro de Arena coloca-se no setor de recreação e cultura como ponto indispensável à nossa cidade que, por falta de um local apropriado, não vê bons espetáculos artísticos há tempos (…). O Teatro de Arena se prestará aos mais variados tipos de apresentações artísticas-culturais, bem como será sempre um local pronto para receber grandes platéias para qualquer fim”, destacava o texto jornalístico na edição de março de 1979.
Segundo a historiadora de Mogi Mirim, Carmen Lucia Bridi, que já escreveu diversos artigos e livros sobre a cidade, o local foi um enorme ganho para o município, uma vez que o teatro do Centro Cultural foi feito somente depois. Segundo ela, as apresentações da época, antes do Teatro de Arena, eram realizadas em praças, como a Floriano Peixoto (Jardim Velho) e a Rui Barbosa, conhecida como a praça da matriz.
Carmen ressaltou que outros locais que eram utilizados no passado para que as apresentações ocorressem eram os clubes, como o Recreativo e o Grêmio. Mogi Mirim, inclusive, chegou a receber artistas como Elis Regina, Rita Lee, Roberto Carlos, Fafá de Belém e Fábio Júnior, por exemplo.

O nome do Teatro de Arena é?

Pouca gente sabe, mas o Teatro de Arena tem um nome. Ele se chama Odilon da Costa Manso, que foi um desembargador, e inclusive recebeu o título de cidadão mogimiriano. Carmen contou que Odilon era um apaixonado pela cidade e que mantinha também uma coluna no jornal A Comarca.
A inauguração do Teatro de Arena ocorreu quando a cidade completou 210 anos e contou com a presença do desembargador. “Logo em seguida, para a grande plateia que lotava toda a arquibancada do teatro e laterais, houve uma apresentação de show musical com artistas contratados pela Prefeitura, com números diversos, entretendo a população que compareceu em massa para as comemorações”, retratou A Comarca da época.

Foto: Alexandre Salzani

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments