Ao contrário da Independência do Brasil, em 7 de setembro, a Prefeitura não deixará o aniversário de 246 anos da emancipação política-administrativa de Mogi Mirim em branco. Por meio de sua Assessoria de Comunicação, o Executivo anunciou que a data, celebrada na próxima quinta-feira, dia 22, contará com o hasteamento das bandeiras a partir das 8h no Espaço Cidadão, seguido de um encontro de fanfarras de escolas municipais, estaduais e de órgãos ligados à própria Administração. O dia ainda reserva a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na Matriz de São José, no período noturno. Já no domingo, dia 25, também no Espaço Cidadão, será realizado um encontro de carros antigos.
No 7 de setembro, uma solenidade simples na Praça Rui Barbosa foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) após o cancelamento dos desfiles cívicos pela Prefeitura, devido à contenção de despesas. O fato causou revolta e uma enxurrada de críticas contra o Executivo por parte da população.
Manhã
A programação na quinta-feira tem início às 8h, com o hasteamento das bandeiras no Espaço Cidadão. Como de costume, haverá a participação de atiradores do Tiro de Guerra 02-023 e apresentação da Banda Lyra Mojimiriana, com sua banda musical e alunos do coral infanto-juvenil.
Após a solenidade, não será realizado o tradicional desfile cívico, mas parte dele será lembrado durante as comemorações. Fanfarras do município se encontram no local, em uma apresentação que reunirá alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) Professor Humberto Brasi, Adib Chaib e Jorge Bertolaso Stella, da Escola Estadual Monsenhor Nora, fanfarras do Educandário Nossa Senhora do Carmo, da Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente (ICA) e da Melhor Idade. As demais fanfarras do município e de cidades da região também foram convidadas, mas não deverão participar.
Noite
Ainda na quinta-feira, por meio do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm), a Orquestra Sinfônica e Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) faz um concerto na Matriz de São José, no Centro, às 19h30, com 90 músicos, entre instrumentistas e coro. No repertório, a obra Oratório de Natal, de Johann Sebastian Bach, sob a regência do maestro Hans-Peter Schurz.
Carros antigos estarão em exposição
Dois dias após o aniversário da cidade, no domingo, dia 25, o Espaço Cidadão sedia um encontro de carros antigos. O público poderá conferir, das 9h às 17h, de forma gratuita, uma diversidade de modelos clássicos e históricos, que fizeram e ainda fazem parte da vida de inúmeros pessoas, sobretudo de colecionadores dos veículos.
Integrantes de clubes de carros antigos de Mogi e região são esperados para o dia. Haverá barracas de comida e bebida disponíveis para os visitantes.