sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Ano de 2014 terminou com mais de mil casos confirmados de dengue

Ano de 2014 terminou com mais de mil casos confirmados de dengue

O ano de 2014 terminou com mais de mil casos de dengue confirmados em Mogi Mirim. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, foram confirmados 1.024 casos positivos da doença, 820 negativos e 1.909 notificações. Ainda são aguardados os resultados de 65 pessoas que apresentaram os sintomas da dengue.

Prefeitura vem realizando ações nos bairros, como forma de prevenção à doença (Foto: Divulgação)
Prefeitura vem realizando ações nos bairros, como forma de prevenção à doença (Foto: Divulgação)

Em Itapira, os 564 casos do ano passado foram confirmados no início do mês pela Secretaria de Saúde da cidade, o que configura epidemia. Já em Mogi Guaçu, o ano de 2014 fechou com 1.157 casos positivos da doença. Na cidade vizinha, são esperados os resultados de 15 exames para confirmação.
“Em nossa região estamos com muitos casos positivos, muitos doentes graves, e isso é bastante preocupante sim, tendo em vista a grande mobilidade de pessoas”, comentou a médica responsável pela Vigilância em Saúde da Prefeitura, Anamaria Rímoli Gzvitauski. No entanto, Mogi Mirim não passa por uma epidemia da doença, mas sim, encontra-se em estado de atenção.
“As classificações de estado de alerta, emergência ou epidemia são úteis para que possamos desencadear e aprimorar algumas ações de vigilância e controle da doença, mas no caso específico da dengue, não mudam nossa atenção e cuidado, tendo em vista que esta é uma doença grave, que potencialmente pode levar à morte”, disse.
A Prefeitura informa que está com seus agentes de controle e agentes comunitários nas ruas, fazendo orientação, buscando casos que não foram notificados e aplicando inseticida.
A Secretaria de Saúde, iniciou no início do mês, juntamente com a Gerência de Limpeza Pública, o trabalho de coleta de entulhos na zona Leste da cidade. A gerência informa os locais e as datas que realizarão a coleta de entulhos, enquanto que os agentes de saúde são os responsáveis por transmitir as informações para o correto descarte.
Nesta semana, a equipe de Controle de Vetores realizou nebulização no Linda Chaib. Nos bairros Santa Cruz, Inocoop, Parque da Imprensa e Flamboyant, foram promovidas ações de controle de criadouros e levantamento de densidade larvária.
Essas ações devem ser realizadas em todas as localidades da cidade. A Saúde informa que esse trabalho já era feito, mas que necessita de uma atenção ainda maior por conta do risco de epidemias de dengue e chikungunya no país.

 

Primeiro caso de 2015 é registrado

Os dados epidemiológicos de Mogi Mirim já confirmaram o primeiro caso positivo de dengue. A pessoa é residente no bairro Aterrado. Outras 50 pessoas estão aguardando a confirmação da doença.
Para a médica Anamaria, a população tem uma participação fundamental no combate à doença. “A população tem que fazer sua parte em manter ruas e quintais limpos, descartando de maneira adequada seu lixo, não os jogando nas ruas, praças e terrenos”, considerou.

 

Neste sábado, 17, ação será em Martim Francisco

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 17, uma ação de combate aos mosquitos Aedes, transmissores da dengue e do vírus chikungunya, a partir das 8h, até as 16h. Cerca de 800 residências da área urbana serão vistoriadas, a fim de identificar e eliminar os criadouros do mosquito.
Participam da ação aproximadamente 25 servidores, entre agentes comunitários de saúde, funcionários da Subprefeitura de Martim e das Unidades Básicas de Saúde da região.
A Prefeitura informou que o mutirão está sendo realizado em Martim Francisco como medida de prevenção. No ano passado, o distrito registrou apenas cinco casos de dengue.
No próximo sábado, dia 24, será a vez do Jardim Planalto receber a ação preventiva. Por lá, no ano passado, foram confirmados 58 casos de dengue.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments