As primeiras competições do ano de 2017 promovidas pela Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) já começam em janeiro. A Copa de Futebol Society 2017 já teve início no ano passado e, depois de uma pausa, reinicia no próximo final de semana, dias 7 e 8. Já a Copa de Futebol Rural Osvaldo de Oliveira Santos “Vardão” começa no próximo dia 22.
A Copa de Futebol Society começou no dia 26 de novembro e já contou com duas rodadas, válidas pelos Grupos A e B. A competição tem todos os jogos disputados no Gonçalves Avenida Society.
Na tarde de sábado, dia 7, duas partidas serão realizadas, válidas pela terceira rodada do Grupo B. Às 15h, o lanterna Jardim do Lago enfrenta o Baraqueiros, que está em quinto lugar. Os dois times ainda não pontuaram, assim como o sexto colocado Laranjeiras, que joga às 16h diante do Amigos. O Amigos ocupa a terceira colocação, com três pontos.
No domingo, dia 8, às 9h, fechando a terceira rodada do Grupo B, ocorre a disputa da liderança, com o jogo entre o líder Vila Chaib e o vice-líder Turbo Máquinas. Ambos apresentam seis pontos e o Vila Chaib está na frente pelo critério de menor número de gols sofridos. A equipe tomou cinco gols, enquanto o Turbo teve a defesa vazada sete vezes. Em caso de empate, o Vila Chaib se mantém na liderança.
Pela primeira rodada do Grupo A, no sábado, às 10h, o Unidos do Novacoop joga contra o Victória, em outra partida valendo a liderança. As duas equipes somam seis pontos. Dono da defesa menos vazada da competição, o Novacoop está na frente pelo critério de menor número de gols sofridos, quatro. O Victória tomou seis. Em caso de empate, o Novacoop segue na primeira colocação. O Victória tem o ataque mais positivo da competição, com 24 gols marcados.
O quinto Baraqueiros, que ainda não pontuou, folga na rodada.
A terceira rodada do Grupo A será completada somente no dia 14, um sábado. Às 15h, a quarta colocada Santa Luzia enfrenta a Aliança, que está em terceiro lugar.
Os dois times têm três pontos e o Aliança fica na frente pelo critério de menor número de gols sofridos. O Aliança tomou sete gols, enquanto a Santa Luzia sofreu nove. Às 16h, o lanterna Colorado encara o CDHU, que está em quinto lugar.
Ambos ainda não pontuaram, assim como o sexto Nazareth, que folga na rodada.
O Colorado é o último colocado pelo critério de menor número de W.O., o que foi registrado na estreia quando o time perdeu por este motivo para o Unidos do Novacoop.
CDHU e Nazareth não registraram W.O. na competição.
Artilharia
A artilharia é liderada por Felipe Oki, do Turbo Máquinas, que tem 12 gols marcados, o equivalente a 57,14% dos tentos marcados pelo clube. Iago, do Victória, marcou 11 gols. Bellini, do Vila Chaib, anotou oito gols marcados. Bruno Augusto, do Victória, fez seis.
Copa de Futebol Rural começa no próximo dia 22
Com participação de nove clubes, a Copa de Futebol Rural 2017 começa no dia 22 de janeiro. Os times são o atual campeão Pombal, o vice-campeão Usina Esmeralda, além de Martim Francisco, Aparecidinha, Unidos de Martim, Piteiras, Unidos da Bocaina, Paiol de Telhas e Amigos. Em relação ao ano passado, as novidades são Unidos da Bocaina, Paiol de Telhas e Amigos. Unidos da Piteiras, Pedreira e Jardim Soares, que competiram em 2016, não irão participar desta vez.
A primeira rodada terá todos os jogos às 15h30. Na Bocaina, o Unidos da Bocaina enfrenta o Pombal. Em Martim Francisco, o Unidos de Martim joga contra a Piteiras. A Aparecidinha atua em seu campo diante do Martim Francisco. Na Usina Esmeralda, o Amigos pega o Paiol de Telhas. A Usina Esmeralda folga.
Na primeira fase, os nove times jogam entre si em turno e grupo únicos. Os dois primeiros se classificam diretamente às semifinais e aguardam os adversários da pré-semifinal, em que o terceiro duela contra o sexto e o quarto encara o quinto colocado. Os times classificados na terceira e quarta colocação têm a vantagem de dois resultados iguais na pré-semifinal, ou seja, vitória e derrota pela mesma diferença de gols ou duplo empate. Nas semifinais, a vantagem é dos dois primeiros colocados.
Estrangeiros
O número de vagas para jogadores sem vínculo comprovado com a zona rural foi aumentado de três para quatro atletas de linha, além de um goleiro. Com base em votação dos clubes, uma lista foi formulada liberando alguns atletas para participar como jogadores da zona rural por direito adquirido. Na lista estão David, Rodolfo, Pintado, Jean, Oseas, Maurício, Dalila, Rafael e Clodo.