sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAntigas e Extintas Fábricas Mogimirianas – Parte 2 | N° 698

Antigas e Extintas Fábricas Mogimirianas – Parte 2 | N° 698

Continuando a relação de antigas e extintas fábricas de Mogi Mirim e que por diversas razões acabaram fechando, deixando um vazio na cidade:

Fábrica Sulamérica
Conhecida como “Fábrica Peixe”, no final da Rua do Tucura e onde fabricava doces como marmeladas, goiabadas, pessegadas, doces de leite, além de extrato de tomate. Foi a melhor fábrica do gênero em Mogi Mirim e na época de safra dava emprego a mais de mil funcionários. Há cerca de meio século.

Fábrica de Doces Irmãos Coimbra,
Localizada no Bairro do Aterrado e industrializando goiabadas, marmeladas, doce de leite e outros. Propriedade da família Coimbra e tendo como principal dirigente Geraldo Coimbra.

Fábrica de Balas Zanovello
Situada à Rua Paissandú e com fabricação de deliciosas balas em diversos sabores, muito apreciadas e consumidas pela região.

Produtos de Mandioca Mogi Mirim Ltda
Situada à Rua dos Expedicionários e especializada nos subprodutos da raiz, como farinha, polvilho e raspas.

Fábrica Estrela
Estabelecida à Rua José Bonifácio, seu proprietário era Orlando Mazotini e fabricava máquinas destinadas a matar formigas, as quais eram um grande problema na época e dando origem ao famoso refrão: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”.

Fábrica União
De Octávio Cerrutti e Filhos, localizada à Rua Marciliano e onde eram fabricados doces em geral: pessegada, marmelada, goiabada, figada, balas e extrato de tomate.

Indústria de Refrigerantes
Além da Cervejaria Mogiana Ltda, existiu a “Fábrica de Refrigerantes Storti”, produzindo guaraná, extra-cola, limonada e outros sabores, além de vinagre. Localizava-se à Rua Marciliano e tinha como proprietários os irmãos Storti: Cesarino, Hugo, Nenê, Hermínio e Antonio (Tunin).

PRECEITOS BÍBLICOS
“Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? Se a fé não se traduz em obras, por si só está morta. Alguém, em compensação, poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática”. (Tiago 2, 14-17-18).

TÚNEL DO TEMPO
Outubro de 1952 – Um caminhão sem freios, ao descer a Rua Padre Roque, invadiu a Praça Rui Barbosa, entre o coreto e a fonte luminosa, causando grandes estragos, felizmente sem vítimas. O fato despertou a curiosidade de grande número de pessoas e que se deslocaram até o local.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu

– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments