terça-feira, julho 16, 2024
INICIALOpiniãoArtigosAntigas expressões idiomáticas Parte 1 – Nº 789

Antigas expressões idiomáticas Parte 1 – Nº 789

Cidade quase tricentenária e ainda conservando algumas antigas tradições, Mogi Mirim tem peculiaridades. Entre elas, diversas expressões idiomáticas e que praticamente estão em desuso. A seguir, citarei algumas delas.

CARRADAS DE RAZÃO
Carrada vem do antigo transporte, o carro-de-boi, e que carregava grande quantidade de cargas nos antigos tempos, sendo o caminhão da época. Desse modo, carradas significa uma grande quantidade. Quando alguém diz: “Fulano tem carradas de razão”, significa ter muita razão.

PEGAR O BONDE
Nos meus tempos de solteiro cheguei a usar essa expressão. Nada mais é do que iniciar namoro ou arrumar nova (o) namorada (o). Os comentários da época: “Você viu? Ele pegou o bonde com fulana” ou “Maria pegou o bonde com José”.

BÊBADO QUE NEM GAMBÁ
Significa que uma pessoa está muito bêbada, de porre total. Essa expressão surgiu pelo motivo do malcheiroso gambá adorar pinga. Os antigos diziam uma frase bem-humorada: “Para capturar um gambá, são necessárias três coisas: uma vasilha, uma dose de aguardente e um pregador de roupa.

A aguardente na vasilha é a isca para o bicho. E quando alguém pergunta: “E o pregador, para que serve?”, vem a resposta imediata. “É para tapar o nariz por causa do mau cheiro do gambá bebum”.

PESSOA CAFONA
Ainda é muito usada, geralmente significando que alguém se veste muito mal ou tem hábitos grosseiros, fora do normal. Mas poucos sabem que esta expressão vem do italiano “cafone”. O significado? Individuo grosseiro, caipira. Isto é, cafona no Brasil e cafone na Itália, tem o mesmo significado.

Túnel do TEMPO
Em 6 de novembro de 1720 foi redigido o mais antigo documento sobre a origem de Mogi Mirim, escrito por Ignácio Preto de Morais e que residia em nossa terra. Foi assinado por 23 bandeirantes comandados por Paschoal Moreira e aqui estabelecidos em choupanas do antigo Pouso de Boigí. Entre eles estavam: Melchior Pereira de Campos, Vicente Adorno, Domingos Gomes de Oliveira, Liberata Leme Bueno, Sebastião Leme do Prado e outros cujos descendentes ainda residem em Mogi Mirim.

Preceitos Bíblicos
“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta”. (São Tiago 2, 14-17)

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments