Há mais de 50 anos existiam em Mogi Mirim tradicionais estabelecimentos comerciais que fabricavam pães, broas, biscoitos, roscas e outros produtos com grande capricho e qualidade, abastecendo os consumidores mogimirianos.
Alguns desses estabelecimentos adoravam a entrega a domicílio com carroças circulando pelas ruas e os produtos colocados nos batentes das janelas, numa época em que ninguém os roubava. Na verdade, os roubos que aconteciam eram de galinhas e cavalos em Mogi Mirim.
E de nada mais nesses tempos dourados. A Rua Chico Venâncio era onde estava localizada a Padaria Wey, de João Wey, um alemão radicado em Mogi Mirim e que fabricava deliciosos pães e confeitos diversos, utilizando grandes fornos alimentados por lenha e que davam um sabor especial aos produtos.
Na Rua Conde de Parnaíba, a Padaria Seleta produzia pães, biscoitos e diversos tipos de bolachas. Fundada em 1935 por Pirame Pacini, depois foi adquirida por Sinézio Guedes e finalmente por Nelson Velo e José da Silva Valim, associados do “Comércio e Indústria Velo e Valim Ltda”.
A Padaria Paulista ficava na Rua Chico Venâncio e, além das vendas no balcão, fazia entregas a domicílio pelo sistema usual na época: carroças puxadas a cavalo e levando aos lares mogimirianos produtos fresquinhos, saídos do forno e quentinhos.
Tinha também a Padaria Estrela, da família Guimarães e localizada à Rua Cel. Guedes, ao lado do Mercado Municipal. Dona Minervina e seu filho Osvaldo comandavam a produção de esmerados produtos, em que sobressaiam variados tipos de roscas, biscoitos pera e de polvilho, pães de banha e franceses.
A Padaria São José, propriedade de J.E. Morais e localizada à Rua José Bonifácio, dentre os diversos produtos, um deles constituía autêntico sucesso entre os consumidores: um delicioso doce de creme com queijo e que assim era anunciado: “Para sermos felizes e a sorte nos sorrir, creme de queijo devemos preferir”.
Na Rua 13 de Maio, esquina com a Rua Padre José, existia a Padaria Posi e que foi fundada pelo italiano Rômulo Posi e depois dirigida pelo seu filho, Osvaldo Posi, o popular Naquinho. Possuía um serviço de entrega a domicílio, com carroças conduzidas por José Fernandes, o Zé Rosca, e seu irmão Francisco.
Na confeitaria de minha bisavó, Cesira Patelli, eram fabricados os famosos pães de banha, assados em forno de barro e disputados pela população.
Preceitos Bíblicos
“Se Deus é por nós, quem será contra nós? Quem formará acusação contra os escolhidos de Deus? Também Jesus intercede por nós e quem nos separará, pois, do amor de Cristo? (S. Paulo – Romanos 8, 31;33-35)
Túnel do TEMPO
Em julho de 1886 assumiu a presidência da Província de São Paulo, o Dr. Antônio de Queiroz Telles, o Conde de Parnaíba, cafeicultor residente em Mogi Mirim.
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril