sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoApoio ao teatro: Cebe capta recursos para curso anual via Lei Rouanet

Apoio ao teatro: Cebe capta recursos para curso anual via Lei Rouanet

O Centro de Educação e Integração Social Benjamin Quintino, o Cebe, tem até o final do ano para captar verba para o projeto Cebe Em Cena – Encontro, Confronto e Transformação, que visa proporcionar aulas de teatro para jovens, não somente da instituição, realizar melhorias no local, que é um espaço de convivência, onde apresentam artes também para a comunidade, e ainda impulsionar a formação de público para teatro na cidade. Há algum tempo o Cebe foi autorizado a captar verba para o projeto por meio da Lei Rouanet, mas ainda falta dinheiro e empresas interessadas em apoiar. Vale empresas da cidade e também da região. Os patrocinadores podem ter o total ou parte do valor desembolsado deduzido do imposto devido. Vale consultar empresas especializadas e participar do desenvolvimento da cultura local!

O Cebe está autorizado a captar, por meio da Lei Rouanet, 300 mil reais. No entanto, somente com a arrecadação de 40% é que a entidade pode ter acesso à conta. Ainda falta um tanto para chegar até quantia limite, já que algumas doações foram feitas. Caso não alcancem a meta até o final do ano, o benefício será perdido. A meta seria arrecadar os 100%, mas caso somente 40% seja arrecadado, o projeto passará por readequação. O importante, segundo o Cebe, é não perder o projeto e proporcionar arte para os jovens e sociedade.

“Esse valor é utilizado para realizar a parte técnica, com profissionais que irão proporcionar vivência em dança, em música e preparação cênica para espetáculos (…). A verba também é voltada para a adequação do salão (espaço onde são realizados ensaios e apresentações). Tem muita coisa, mas faltam alguns recursos e também realizar a adaptação de uma sala voltada especialmente para artes”, explicou o ator e professor de teatro do Cebe, Luiz Dalbo, que também cuida do projeto.

Hoje, o Cebe já realiza algumas atividades que incluem a arte. No entanto, são voltadas especificamente para aqueles jovens que realizam treinamento no Cebe. O projeto em questão também abre portas para a sociedade como um todo.

Especificamente: Cebe em Cena

O projeto terá como objetivo atender jovens entre 14 e 20 anos que gostam de teatro e queiram aprender mais sobre a arte. As aulas do projeto serão realizadas de maneira teórica e também pratica e irá utilizar dois autores renomados: o dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertold Brecht e o escritor, ator e diretor Plínio Marcos. Será do encontro e confronto da arte realizada pelos autores, que os alunos também irão se Encontrar, Confrontar e se Transformar – sozinhos, em grupo e poderão impactar a comunidade. Por este motivo surgiu o nome do projeto.

“Vamos pegar o Bretch, que tem peças muito importantes, porque ele apresenta a realidade, e o Plínio Marcos, que também apresenta a realidade nua e crua e que se diz, inclusive, repórter do tempo ruim. Entre eles vai ter um encontro, que também vai proporcionar o desenvolvimento do senso crítico, um espetáculo e as mudanças”, explicou Dalbo.

Para participar do projeto a ser realizado, os interessados terão que passar por um teste prático e de entrevista.

Depois, caso seja realizado todo o processo, os alunos irão se apresentar para a comunidade em variadas sessões na sede do Cebe.

Para realizar o projeto, conforme já mencionado, as empresas podem participar patrocinando. Em troca, além da questão do imposto, as empresas têm seus nomes divulgados junto aos materiais do projeto.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments