sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueApós 48 anos, Romaria é cancelada na Santa Cruz

Após 48 anos, Romaria é cancelada na Santa Cruz

A edição 2014 da Romaria de Cavaleiros, um dos eventos mais tradicionais de Mogi Mirim, organizado no bairro da Santa Cruz, está cancelada. O evento estava marcado para ocorrer no primeiro final de semana de maio, nos dias 4 e 5. A decisão pelo cancelamento foi sacramentada após um encontro que contou com a presença do padre da Paróquia de Santa Cruz, Charles Franco Peron, representantes da comissão organizadora da festa, Guarda Municipal, Prefeitura e até do conselho de defesa dos animais. A decisão foi anunciada pelo padre à reportagem na manhã de ontem, em encontro entre párocos realizado na Matriz de São José.

“Foi cancelado, não haverá a Romaria este ano. Nós da igreja, do conselho pastoral e da comissão organizadora, diante das dificuldades anexadas junto à Romaria, vimos que muitas pessoas iam sem o espírito cristão e acabavam tumultuando os vizinhos e o evento. Chegamos ao consenso que era melhor não fazer”, justificou padre Charles.

A reunião entre as partes serviu para confirmar a decisão, que segundo ele, já estava tomada. Nas missas de sábado e domingo na paróquia de Santa Cruz o padre já havia avisado os fiéis sobre o cancelamento.

Imagem 105 - Cópia
Romaria reunia grande número de cavaleiros que percorriam várias ruas de Mogi Mirim. (Foto: Arquivo)

Nos últimos anos, a Romaria ficou marcada pelo grande número de reclamações de vizinhos e comerciantes da Santa Cruz. A alegação é de que o espírito religioso da festa havia se perdido em meio a jovens e adultos que consumiam bebida alcoólica, ouviam som alto e promoviam algazarra no desfile dos cavaleiros. Esse foi o principal motivo para o cancelamento da festa no próximo mês. O desfile acontecia por várias ruas da cidade antes de chegar à Santa Cruz. Cerca de três mil cavaleiros participavam do desfile.

“O problema não é a Romaria em si, mas o que se agregou a ela, era algo já conhecido de todos. Eu não tenho nada contra o gosto pela cultura sertaneja, nosso conselho pastoral até gosta. Foi uma decisão necessária para comerciantes e moradores”, destacou padre Charles.

Mudança

Segundo ele, foi cogitada pelo conselho pastoral da igreja a mudança de horário do desfile de cavaleiros para às 10h, ao contrário do habitual, que costuma ocorrer logo após o almoço de domingo. Mas a ideia não teria sido bem aceita. “Muitos vão com um espírito mais descomprometido com a religião”, reforçou Charles.

Perguntado se o cancelamento poderia levar tristeza para os fãs do evento, padre Charles acredita que os motivos serão entendidos por todos. “A nossa alegria não está pautada na tristeza. Lamentamos, mas pensamos que é a melhor decisão no momento”, completou o padre.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments