Desde o final de semana, o Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, voltou a ter suas lâmpadas acesas, após o furto do cabeamento subterrâneo, que ocorreu há dois meses e que afetou a iluminação do local. Equipes da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços trabalharam na última semana na instalação de um quilômetro de cabeamento aéreo, para evitar que novos furtos ocorram e para que a população não seja ainda mais prejudicada.
Aproximadamente 40 lâmpadas estavam apagadas em decorrência das ações de vandalismo no local, que é bastante frequentado no período noturno. Desde quando ocorreram os furtos, a Prefeitura de Mogi Mirim determinou à Guarda Civil Municipal (GCM) e solicitou à Polícia Militar, cooperação para a realização de rondas constantes para garantir a segurança dos pedestres e de quem utiliza a área de lazer para práticas esportivas.
As ações criminosas de furto de cabos elétricos e de telefonia são comuns em Mogi Mirim, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública. A GCM e a Polícia Militar atendem ocorrências do tipo praticamente todas as semanas. No entanto, este crime é difícil de ser resolvido e os criminosos responsabilizados. Por isso, a ajuda da população é imprescindível.
“Esse tipo de ação de vândalos prejudica muito a população. Dezenas de postes ficaram apagados e nessa crise financeira que afeta todo o país, as dificuldades para consertar um problema desses é muito grande”, comentou o prefeito Gustavo Stupp.
Quem visualizar alguma atitude estranha de indivíduos que possam estar furtando cabeamentos ou praticando algum ato ilícito, a Polícia Militar ou a Guarda Municipal devem ser acionadas pelos telefones 190, 153 ou 3806-3193.