A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve em flagrante o desempregado Marcos Adriano Lopes Ferreira Batista, de 19 anos, logo após ele ter praticado um roubo à residência de uma pedagoga, na manhã de sábado, na Vila Santa Eliza. O fato ocorreu por volta das 11h, à Rua João Furigo, quando Batista teria invadido a casa da vítima, ameaçando-a com uma faca de cozinha, encostada contra seu pescoço, e roubado diversos objetos de valor.
O assaltante foi localizado à Rua Sebastião Milano Sobrinho, principal via do bairro Jardim Planalto, zona Sul. Inicialmente, o jovem tentou fugir da abordagem da GMC, chegando até a entrar em luta corporal com um dos guardas, mas depois acabou confirmando o crime.
Os objetos roubados estavam dentro de uma mochila que Batista carregava, também de propriedade da vítima. Foram encontrados um fone de ouvido, uma câmera digital, dois notebooks, uma faca, um canivete, um telefone celular, chaves da residência, moedas e 12 peças de bijuterias, sendo quatro medalhas, quatro brincos, três pulseiras e um colar. O canivete e celular estavam em um dos bolsos do assaltante. Os GCMs ainda apreenderam em posse do jovem uma bicicleta de 21 marchas, cor cinza.
Segundo o boletim de ocorrência, os guardas municipais, que estavam em patrulhamento pela região Oeste da cidade, chegaram até o indiciado a partir de informações recebidas via central de comando. De acordo com a central, um homem pardo, que teria uma mochila nas costas e estava em uma bicicleta, acabava de assaltar um imóvel. Cerca de 15 minutos depois, os guardas se depararam com um indivíduo que tinha as mesmas características descritas.
Todos os objetos apreendidos foram levados à Delegacia de Polícia e, posteriormente, entregues à vítima, exceto a faca e o canivete que serão encaminhados à perícia. Na delegacia de polícia, a pedagoga reconheceu seus pertences, inclusive a bicicleta com a qual Batista havia fugido, e identificou o indiciado como o autor do roubo. O delegado responsável ratificou a voz de prisão, conduzindo o jovem à Unidade de Detenção, Triagem e Encaminhamento (UDTE) de Itapira.