A antiga Rua 32 do Parque das Laranjeiras, bairro situado à zona Leste da cidade, passou por reparos no começo desta semana. Uma cratera abriu no local depois das chuvas que atingiram a cidade na semana do dia 11 de janeiro, o que castigou ainda mais a infraestrutura da região.
Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a erosão chegou a quase cinco metros de comprimento e dois de profundidade, tomando conta de praticamente metade da via de terra. O POPULAR esteve no local, na última semana, e conversou com alguns moradores que estavam preocupados com a situação.
Na tarde da segunda-feira, a Prefeitura confirmou que o reparo na via já havia sido iniciado por uma equipe da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços. As obras foram finalizadas na terça, dia 26. “Foi necessário despejar terra e passar a máquina para nivelar o terreno”, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Elaine Navarro.
Os serviços também foram executados para que água da chuva escoe diretamente no córrego que passa naquela rua, evitando alagamentos e, consequentemente, novas erosões. De acordo com Elaine, como a área já está bem aterrada, a população poderá trafegar seguramente pelo local. Mas, mesmo com a erosão contida, a Defesa Civil deve avaliar o solo. Outros pontos do bairro também devem ser reparados, conforme adiantou a coordenadora.
Interdição
A erosão apareceu no dia 15 de janeiro e aumentou consideravelmente no sábado. A área foi interditada, devido ao risco de movimentação de terra, com cones e faixas zebradas na manhã de domingo, dia 17.
Já na tarde de segunda-feira, a reportagem presenciou diversos veículos, entre carros, motos e bicicletas, utilizando a via. A Defesa Civil confirmou que ainda deve fazer uma vistoria preventiva na região reparada.