sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeApós um ano e oito meses, Igreja do Carmo reabre neste sábado

Após um ano e oito meses, Igreja do Carmo reabre neste sábado

Mais de um ano e oito meses após ser interditada pelo surgimento de trincas e rachaduras em diversos cômodos, enfim, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada à Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, será reaberta ao público na tarde de hoje. A decisão foi tomada pela Paróquia de São José nas últimas semanas e coloca ponto final a uma longa espera de católicos de Mogi Mirim. Apenas a igreja, formada pelo altar, sacristia e o corredor, será reaberta. Toda a parte afetada ficará isolada, aguardando o trabalho de restauro, que deve começar em janeiro.

A programação para a reabertura tem início às 14h30, com uma concentração de fiéis nas escadarias da Matriz de São José. A partir das 14h50, todos sairão em procissão pelo Centro, passando pela Rua XV de Novembro em direção à Igreja do Carmo. No ato religioso, a condução da imagem de Nossa Senhora do Carmo será um dos destaques. Às 15h acontece uma missa solene, presidida pelo Padre Nelson Demiciano, encerrando as celebrações.

Ao longo da semana, o horário de funcionamento da igreja será de terça a sexta-feira, das 12h às 16h30, permanecendo fechadas aos domingos e às segundas-feiras.

IMG_0942
Imagens foram limpas e voltaram a ocupar lugar de destaque na igreja; bom público é esperado para a tarde deste sábado. (Foto: Fernando Surur)

Desde a última segunda-feira um funcionário da Paróquia de São José realiza serviços de limpeza da igreja, trabalho que persistiu até ontem. Nos últimos dias, além de imagens, foi levado para o prédio histórico todo o material litúrgico que será utilizado nas missas, como cálices, hóstias, vinhos, entre outros.

Espera para reabertura foi longa

Desde a sua interdição, em fevereiro de 2012, até agora, a Igreja do Carmo viveu diversos capítulos, protagonizados pela Paróquia de São José, Residencial do Jardim, construído ao lado da igreja e apontado como o responsável pelas rachaduras e o Ministério Público. O objetivo era chegar a um acordo que contemplasse todas as partes.

Neste período foram inúmeros laudos, vistorias feitas tanto pelo Ministério Público de Mogi Mirim, como do Centro de Apoio à Execução (CAEx) de São Paulo, engenheiros contratados pela paróquia e pela Construtora Azevedo Marques, responsável pelas obras do residencial, e inúmeras propostas rejeitadas pela partes. Em razão das rachaduras o Educandário Nossa Senhora do Carmo teve que sair do espaço que utilizava na igreja e hoje atua em uma sede provisória.

A comoção popular também ganhou força, com a criação do Movimento em Prol da Igreja do Carmo. O aguardado acordo para a reforma foi sacramentando em agosto, no valor de R$ 350 mil. O projeto está em fase final de elaboração e a reforma deve começar em janeiro.

 

Horários e programação da Igreja do Carmo

Funcionamento:

De terça a sexta-feira das 12h às 16h30.

Domingo e segunda-feira a igreja ficará fechada

 

Terça-feira:

7h30 – Missa

15h – Ofício de Nossa Senhora do Carmo

 

Quarta-feira

12h – Reza do terço

 

Quinta-feira

15h – Ofício de Nossa Senhora do Carmo/Novena de Santa Terezinha

 

Sexta-feira

15h – Missa

 

Sábado

15h – Missa

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments