“Coloquei nessa área verde para não amolar ninguém. Não fica abandonado”, justificou imediatamente o vigilante aposentado, Valdomiro de Araújo, de 71 anos. O Pinhalense, mogimiriano de coração há 40 anos, passa os dias dentro de um ônibus de turismo, ano 97.

“Quero vender. Por isso, não posso deixá-lo sozinho aqui”, explicou o aposentado referindo-se ao veículo, que está estacionado há oito dias em um campo situado à Rua José Poletini, no Jardim do Lago, bairro da zona Leste. De acordo com Araújo, o ônibus é de sua propriedade e foi colocado no local com a ajuda de um guincho da cidade, já que o motor não funciona mais.
O vigilante disse que apareceram interessados na compra, mas ainda aguarda por uma proposta mais vantajosa. Segundo ele, agora a função do ônibus é servir como moradia. Até mesmo os bancos foram retirados do interior do carro. Para quem não tem onde viver, é uma vantagem, acredita o aposentado. “Você sabe quanto custa um imóvel?”, indagou à reportagem.

O POPULAR chegou até o aposentado após reclamações de moradores preocupados com a possibilidade do veículo se transformar em ponto de usuários de drogas, fato que deixou Araújo indignado. “Aqui é minha casa”, reforçou, lembrando que até sofreu ameaças. Por falta de iluminação e energia elétrica, o vigilante chega a ficar só de duas até três noites no veículo. Outros dias ele passa na casa da irmã, que mora no Linda Chaib.
Outros problemas
A rua também está repleta de lixo e entulhos. Frequentemente, os moradores se deparam com animais peçonhentos. Cobras, aranhas e escorpiões, por diversas vezes, foram encontrados dentro das casas. Recentemente, a própria população teve que providenciar a limpeza da área.
Além do lixo, o esgoto a céu aberto é outra problemática do bairro. Até sexta-feira, o Poder Público não havia informado se é permitida a ocupação da área verde e nem se tomaria providências quanto aos problemas do lixo e do esgoto.
Já na manhã desta segunda-feira, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) esclareceu à reportagem que o problema de esgoto entupido na rede já foi reparado. Quanto ao ônibus, a Administração Municipal disse que é necessário avaliar a situação e verificar se a área é da Prefeitura ou particular.