A Câmara Municipal de Mogi Mirim retomou suas sessões ordinárias na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, após o recesso de Carnaval. Na ocasião, foi aprovado por maioria dos presentes o Projeto de Lei nº 144, de 2022, do vereador Orivaldo Aparecido Magalhães (PSDB).
O projeto institui o Programa de Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que visa capacitar os funcionários das empresas prestadoras de serviços de Transporte Coletivo Público e Privado para atender pessoas com TEA.
Durante a discussão do PL, o vereador Magalhães contou a origem do projeto, que teve como inspiração o caso de uma mãe que foi impedida de entrar em um ônibus com sua filha com TEA. O objetivo do programa é capacitar os funcionários das empresas de transporte coletivo para atenderem adequadamente as pessoas com TEA, que são consideradas pessoas com deficiência.
O programa contará com treinamento com profissionais especializados no assunto, como psicólogos, neurologistas, psiquiatras, terapeutas, pedagogos, pais e pessoas com certificados educacionais referentes ao autismo.
Os demais vereadores elogiaram Magalhães pela iniciativa e ressaltaram a importância do projeto. Os representantes da Associação Fonte Viva, que atende aproximadamente 60 pessoas com autismo, também comemoraram a aprovação do projeto, que agora segue para a sanção do prefeito Paulo de Oliveira e Silva (PDT).
Mais inclusão
Uma ação da Prefeitura de Mogi Mirim, por meio da Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), vai oferecer a pessoas com Síndrome de Down treinos de futebol de salão. As aulas começam em uma data especial, já que o primeiro treino será no domingo, dia 19 de março. É que, no dia 21, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, também conhecida como T21. Das 9h às 11h, a atividade acontece no ginásio municipal Wilson Fernandes de Barros (Tucurão).
No mesmo local, todos os domingos, das 9h às 11h, serão promovidas as aulas, que atingirão pessoas com Síndrome de Down a partir de 5 anos. Não há limite de idade. Para participar, os responsáveis devem se dirigir até o local do treinamento na data e horário da atividade e preencher um documento disponibilizado pela Secretaria de Esporte.
O projeto acontece em uma parceria da Sejel com um grupo de mães de pessoas com Síndrome de Down. Raquel Valéria de Oliveira Antunes e Carolina Aparecida Zafani Guarnieri estiveram nesta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Esporte para discutir detalhes da ação. Três atletas que estarão nos treinos também estiveram no encontro. Marcelo, de 22 anos, filho de Raquel; Miguel, de 12, filho de Carolina, e Nicolas, também de 12 anos, filho de Robson Tibúrcio, de longa carreira no futebol amador da cidade.
FOTO: Divulgação/Câmara Municipal de Mogi Mirim