sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueAprovado o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal de...

Aprovado o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal de Mogi Mirim

Com as galerias da Câmara Municipal repletas de Guardas Civis Municipais (GCMs), os vereadores aprovaram o Plano de Carreira e Salários da GCM na noite de segunda-feira.
O plano atende a uma lei federal que organiza o quadro e especifica as funções da corporação. A partir de agora, os guardas podem ser categorizados em cinco classes: Distinta, Especial, 1ª classe, 2ª classe e 3ª classe. Cada uma delas possuirá uma remuneração específica e servirá para fins de promoção e progressão na carreira, com os devidos acréscimos nos salários.
Desta forma, os próximos concursos para integrantes da guarda municipal serão para o emprego de pessoas na 3ª classe. As diferentes categorias não representam níveis de hierarquia, mas sim, de salários. A evolução funcional acontecerá pela progressão horizontal (por tempo de serviço) e vertical (a cada cinco anos, a partir do ingresso).
Quando houver a mudança de classe, os servidores terão um benefício de 10% (para GCMs de 2ª classe) até 40% (para os de classe Distinta).
Segundo o presidente da Câmara Municipal e guarda municipal, Manoel Palomino, essa é uma grande conquista para a categoria. “É algo que sempre busquei, desde meu primeiro mandato, junto com os demais guardas. Isso representa a valorização da GCM. Mogi Mirim tem um dos piores salários da região. Com isso, vamos ter um aumento da remuneração, de R$ 1.400 para aproximadamente R$ 2.000 no salário-base”, exemplificou.
Palomino explicou ainda que, com a divisão das categorias, mais benefícios serão concedidos, como o aumento da periculosidade, que passa a ser calculado sobre os novos valores. “É um aumento significativo. Isso motiva os guardas municipais”, conclui.
Os guardas, que já fazem o patrulhamento preventivo, ostensivo e comunitário, poderão colaborar, por meio de convênio ou consórcio, com os demais órgãos responsáveis pela segurança pública. Os servidores podem ser alocados nas áreas operacional, de trânsito, de meio ambiente, de canil, de defesa civil e no administrativo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments