Nesta última coluna de Araxá, que fica em Minas Gerais, trazemos um pouco de história, aproveitando que é a semana do Dia dos Namorados, esta será uma história de amores e luxúria. Vamos a ela!
No início do século XIX, chegou em Araxá uma linda jovem de nome Ana Jacinta. Com o passar dos anos, sua beleza ficava cada vez maior, fazendo com que a jovem ficasse conhecida além das divisas de Araxá. Embora tivesse um amor, foi raptada por um funcionário do Império e só retornou para cidade anos depois. Porém, sua beleza continuava. Naquela região, existia uma flor muito bela, que davam o nome de Beja, logo, a associação de Ana Jacinta com a flor foi imediata e esta passou a ser conhecida como Dona Beja. O fato de ter sido raptada e mantida pelo funcionário do Império não criou uma boa imagem para a linda moça na sociedade araxense e, no retorno, ela resolveu vingar-se destas pessoas que a caluniavam, porém, de agora em diante, com razão. Passou a ser prostituta e abriu um bordel, chamado Chácara Jatobá, que recebia inúmeros homens, sendo que muitos eram casados. Mas, como era uma mulher de uma beleza estonteante, escolhia a dedo se teria relação ou não, mas cobrava de todos e isto a levou a ser muito rica e poderosa, assim passando a ser uma figura pública muito importante e influente naquela região. Mas o que esta história toda tem a ver com nossa coluna?
Muitas mulheres diziam que a beleza de Dona Beja era em razão da fonte que ela se banhava e, nós da coluna 3 na Estrada, fomos conhecer esta fonte. No local, hoje existe uma edificação, muito bonita, que guarda lá dentro a fonte de beleza. Esta fonte está dentro do parque do Grande Hotel Tauá, que nada mais é que um hotel pertencente ao Governo Federal e que foi arrendado. A construção ao redor da fonte é estilo anos 1970, arredondada. Uma grande porta de ferro se abre para o interior do prédio. Uma tranquilidade que só é quebrada pelo barulho da água caindo sobre as pedras. Faz eco. O interior é limpo, um salão sem nada dentro, ao fundo, sobre a fonte, um lindo painel de azulejo, com desenhos que remetem a Dona Beja e seus criados. Uma obra de arte. Lindo de se admirar. Da lateral do prédio, sai uma escada que te leva até a parte de cima do mesmo. Ali é um excelente mirante. A vista para o parque é sensacional. Defronte ao Grande Hotel ocorre, todos os anos, a maior exposição de veículos antigos do Brasil. Inclua Araxá em seu roteiro de férias, você vai adorar a cidade e o quanto de cultura ela te oferece. Gostou da história? Nesta semana, em nosso canal do Youtube você vai ver tudo isto!
Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada