sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasAraxá, em Minas, e a história de um hotel abandonado

Araxá, em Minas, e a história de um hotel abandonado

Nosso segundo dia em Araxá, em Minas Gerais, foi de aventura, história e cultura. Araxá é uma antiga estância hidromineral de águas radioativas, assim logo no início do século XX, em 1919, mais precisamente, foi inaugurado um hotel, grande e bonito que recebeu o nome de Rádio Hotel. Famosos, como Santos Dumont e Getúlio Vargas se hospedaram por lá, aumentando o glamour do local. Tudo correndo bem, até que, segundo a história, por volta dos anos 1940, uma tragédia aconteceu. Um casal em lua de mel protagonizou um episódio que marcaria para sempre o local. A noiva descobriu que o marido a traiu com a camareira e, indignada, colocou fogo no quarto e morreu. O hotel fechou pouco depois do episódio, tornou-se uma clínica de reabilitação até fechar de vez lá pelos anos 1960.  Abandonado, o hotel entrou em degradação, e hoje só existe ruínas. Fomos visitar estas ruínas e o visual é desolador e, ao mesmo tempo, lindo. Imaginar todo o luxo que era desfilado por aqueles corredores, que hoje somente aranhas e morcegos transitam é fantástico. Grandes batentes, onde grandes portas dividiam os ambientes se sobressaem no meio de paredes já sem reboco, exibindo lindos e grandes tijolos feitos de forma artesanal.

 

O hall de entrada é a parte mais bem conservada, onde os hóspedes eram recebidos e, em frente restos do que foi uma escada suntuosa, hoje levam a lugar nenhum. O prédio tinha de um lado três andares e, de outro, dois andares. Hoje, apenas ruínas da parte de três andares. A parte de dois andares já foi toda ao chão. Parte do madeiramento do teto está presente e é possível admirar a grossura e qualidade do material que foi aplicado.

As áreas internas, onde funcionavam lavanderias e cozinha, está totalmente tomada por árvores e plantas, a natureza sempre retoma o que foi dela. Mas o lugar acaba tendo uma beleza única, madeiras, barro, tijolos, árvores e flores formam um novo cenário de encantamento. As paredes internas, infelizmente, estão pichadas, pois por longo período o abandono do local foi total. Apenas recentemente foi cercado e colocado vigias no local. Agora é um ponto turístico. Está ficando bem estruturado, a área no entorno com um gramado bonito e o acesso, mesmo que com muitas teias de aranha, é fácil. Não há cobrança de ingresso. Achou legal? Saiba que ali é considerado um local assombrado e que o espírito da moça continua por lá assustando quem se atreve a adentrar às ruínas, então se estiver no interior do hotel e começar a ouvir vozes estranhas, responda pelo menos com um olá!

Por Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments