Em clima de Copa do Mundo, a primeira festa junina integrada das escolas municipais levou mais de 5 mil pessoas ao Espaço Cidadão, no último sábado. O Arraiá Copa Mogi promoveu o protagonismo de cerca de 800 alunos de 19 escolas municipais, que deram um show de sincronia e criatividade nas apresentações de danças típicas inspiradas no mundial.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por iniciativa da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Assistência Social. A Secretária de Educação, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti, abriu o evento ao lado do prefeito Gustavo Stupp, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fátima Rita Antunes Stupp. “Essa festa é o primeiro passo para alcançarmos a unidade entre as escolas e a unificação do ensino municipal”, disse a secretária.
O Coral da Terceira Idade fez a apresentação de abertura. A partir de então, o palco foi das crianças, com coreografias que aliaram a tradição junina à paixão do brasileiro pelo futebol. A tradicional quadrilha ganhou ares modernos, se transformando em “Quadrinha da Copa” e “Quadrilha Maluca”.
O grupo Aloê tocou sucessos no estilo samba rock, sertanejo universitário e pagode. O cantor mirim Pedro Carpanelli, de 10 anos, aluno da EMEB “Humberto Brasi”, encerrou o “arraiá”, tocando e cantando clássicos da música de raiz, atendendo a pedidos do público.
Cerca de 250 profissionais da educação atuaram no evento, nas barracas de pescaria, roleta, boca do palhaço e caixa surpresa. O público contou ainda com comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis gratuitos e distribuição de pipoca. A Secretaria de Educação disponibilizou cinco ônibus escolares para transporte gratuito de alunos e pais até o evento.
Aprovado
Ao longo das sete horas de duração da festa, o público formado por pais, familiares e população em geral, se emocionou e interagiu com os alunos no palco, aprovando a primeira edição da festa junina integrada.
A mogimiriana Rute Ferreira Moreira, mãe de aluno da EMEB “Geraldo Philomeno”, prestigiou o evento, mesmo que o filho não tenha se apresentado. “O ponto alto da festa foi o envolvimento dos alunos”, disse.
Para o jovem Fábio Amaral, o Arraiá Copa Mogi deve inspirar outras ações da Prefeitura. “A cidade precisa de eventos como esse, abertos ao público e, principalmente, gratuitos”, destacou.
Integrante de um dos grupos mais animados da festa, Josiane Aparecida Ambrósio Mendes vibrou com a apresentação de familiares e amigos na quadrilha da EMEB “Cleusa Marilene Vieira de Mello”. “O mais emocionante foi a confraternização entre as escolas. Foi um clima muito bom”, disse.