
“Vários Papéis” é o nome da exposição presente no Espaço Cultural da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (Acimg) composta por ilustrações da jornalista, professora e artista mogimiriana Ludmila Fontoura, a Lud.
Os materiais que compõem a exposição, para qual ela foi gentilmente convidada pela Acimg, são derivados de ilustrações feitas totalmente à mão e com uso de lápis de cor aquarelável, canetas, tintas e aquarela. Como são vários temas, dispostos em várias plataformas (papéis coloridos), a consequência foi o nome Vários Papéis.
A mostra está dividida em séries, com quatro trabalhos sobre cada tema.
O primeiro tema se chama Autoaceitação e Autoconhecimento, com trabalhos feitos em janeiro de 2020; portanto inéditos. Nesse ano, a artista escolheu trabalhar com a temática e o foco principal é a necessidade da mudança, seja de vida ou de postura diante dela. Uma das obras se trata de uma borboleta saindo do peito de uma mulher, como se depois de um longo período, ela tivesse tido a coragem para voar e se aceitar no processo. O rosto da mulher, inclusive, demonstra essa explosão interna, como se não desse mais para segurar a borboleta e/ou a mudança.
Lud explicou que a temática inicial de 2020 nasceu após um período de pensamentos que brotaram em sua mente à respeito da necessidade de trilhar novos caminhos. A artista decidiu por fazer algumas mudanças em sua rotina e para isso precisou refletir bastante sobre sua jornada.
“Cheguei em um ponto que fazer o que não acreditava (em variados âmbitos da vida) já não estava me fazendo bem, mas até entender isso tive que buscar me compreender. Então, entra a questão do autoconhecimento e quando estamos nesse processo de autoconhecimento vemos também necessidade da autoaceitação diante daquilo que não é possível alterar”, explicou.
Na mesma série sobre a temática Autoaceitação e Autoconhecimento, uma outra ilustração questiona: Você vive a vida que você se dá? A proposta, segundo ela, é levar o público até a reflexão.
“Você acredita que faz sua vida? Ou que ela está determinada por algo? Até que ponto você pode alterar os rumos das coisas e o que te segura? Quero que as pessoas possam refletir a partir da minha arte e se questionarem também”, disse Lud.
Outros Temas
Depois, a mostra passa pelo tema Mulheres e Empoderamento (que foram os primeiros trabalhos da artista); Personagens, Delicinhas da Vida, Crenças e Músicas são as demais séries.
O segundo destaque da artista é o tema Mulheres e Empoderamento, principalmente com a ilustração do símbolo feminista. A imagem possui vários tipos de flores, que representam variadas mulheres.
“A sociedade é assim composta, não pode-se generalizar. No entanto, as flores na ilustração estão ligadas umas as outras, formando em âmbito maior o símbolo do feminismo. Neste sentido, a ideia é mostrar a necessidade de uma luta conjunta, urgente e necessária, mas, obviamente, atentando-se para as diferenças”, refletiu.
Por fim, Lud destaca as Delicinhas da Vida, com atenção especial para a ilustração sobre os 7 Motivos para Agradecer.
A ilustração traz sete motivos, com foco em situações simples e que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia, como o fato de ter uma casa para voltar, por exemplo. Muitas vezes, ela disse, as pessoas caem na tentação de somente reclamar e criticar, mas não valorizam o que é rotineiro.
Paixão de Infância
Lud desenha desde criança incentivada sempre pelo avô Adelino, já falecido, que a levava para compar canetinhas e lápis de cor no antigo Mercadão Municipal (onde hoje é a brinquedoteca). A avó de Lud, Cecilia, também era expert em brincar até altas horas da madrugada de massinha e fazendo desenhos para ela colorir.
“Minha avó conta que era de madrugada e tinha que ficar desenhando galinhas para eu pintar”, recordou.
Apesar de sempre estar ligada às artes, acabou seguindo outras histórias, se formando em Jornalismo e e História, até se reencontrar em 2016 novamente as produções. No jornalismo, no entanto, escrever sobre artes é sua paixão e o que ela sempre que possível busca praticar.
Todos os trabalhos expostos em “Vários Papéis” foram criados a partir do ano mencionado, em que ela voltou de fato a produzir. As peças expostas são alguns dos que ela já fez (existem outros), também existem peças de cerâmica em suas atividades.
A artista também comercializa as obras e produz ilustrações e peças personalizadas. Acesse para conhecer mais no Instagram ou no Facebook: Lud Fontoura Ilustrações.
Serviço:
Exposição Vários Papéis
Local: Acimg, que fica à Rua XV de Novembro, n° 60, no Centro, Mogi Guaçu
Data: Até dia 31 de janeiro
Horário: de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h30 e sextas até as 16h30 (não fecha para almoço).
Entrada gratuita.