segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALColunistasAs máscaras de Halloween e a oportunidade de aprender algo

As máscaras de Halloween e a oportunidade de aprender algo

Ontem, foi lembrado o Halloween, o Dia das Bruxas, que tem sua origem na cultura celta e hoje é bastante comemorado nos Estados Unidos. Aqui, no Brasil, não são todos que comemoram e tem até aquelas pessoas que criticam. Isso porque no mesmo dia também é o Dia do Saci. Então, como temos diversas pessoas que focam em valorizar a cultura brasileira, o dia das bruxas às vezes é criticado. Eu, particularmente, não vejo mal em comemorar o Halloween, acho que é bem divertido e me deu até umas ideias nessa semana. Decidi fazer máscaras de papel machê! Minha primeira experiência com esse tipo de trabalho.
Tudo começou na última sexta-feira. Estava organizando um armário e alguns papeis antigos, quando pensei em não jogar aquele material no lixo, mas dar outra finalidade a ele. Então, lembrei que era possível fazer máscaras. Decidi que ia tentar, afinal nunca tinha feito. Vi algumas ideias na internet e também pedi ajuda para minha tia (ela já tinha feito algumas obras em papel machê).
Coloquei tudo picadinho em um balde com água e quando os papéis estavam bem moles, quase se desfazendo, colocamos em um liquidificador para bater. Depois coamos e eu misturei aquele papel com cola. Achei duas bexigas em casa, enchi e forrei as bexigas para depois colocar a massa. Depois, foi o tempo de secar e pintar. (Basicamente esse é o jeito de fazer). Demorou bastante, porque até secar, demora. Mas foi legal porque tinha tempo disponível.
Fiz três máscaras e a intenção era a de fotografar com elas. Então, na terça-feira, levei nas aulas do Cebe e também trouxe para o jornal na quarta. Fizemos várias fotos e digo para vocês que foi uma maneira de aproveitar a data também para aprender um novo tipo de trabalho. Passou o tempo e foi muito divertido. Pretendo fazer mais para aperfeiçoar.
Tava aqui pensando, dia 17 de novembro, é o dia da criatividade. Poderíamos pensar em fazer algo criativo para a data, né? Porque você não se propõe a fazer algo que nunca fez neste mês? Seja criativo. Inove. A mesmice enche o saco! Hehehe.

Ludmila Fontoura

jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a PUC-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi.
[email protected]

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments