Na tarde de terça-feira, um caminhão que faz transporte de material reciclável, placa de Mogi Mirim, caiu dentro de um buraco causado na rua ao lado da Associação Comercial e Industrial, a Acimm, e nas proximidades do Complexo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, após o asfalto ter cedido. A roda esquerda do caminhão ficou presa no buraco por alguns minutos até que o meio de transporte foi retirado com um guincho. Enquanto a situação era solucionada, o trânsito ficou interditado. Equipes da Prefeitura estiveram no local e informaram que o rompimento ocorreu por conta da erosão embaixo do asfalto. O motorista não se machucou.
Após o caminhão ter sido resgatado pelo guincho, o local foi isolado e o buraco seria preenchido até que reparos fossem feitos no solo. De acordo com a Secretaria de Obras, Habitação e Mobilidade Reduzida, uma infiltração no local pode ter sido a responsável pelo afundamento do asfalto.
A Prefeitura foi questionada sobre a existência de estudos sobre a situação do asfalto na cidade, mas disse que não há um levantamento sobre pontos de erosão na cidade. Por outro lado, disse que para garantir mais segurança aos munícipes aguarda liberação junto à Caixa Econômica Federal de um empréstimo no valor de R$ 5 milhões a fim de serem utilizados em recapeamentos.
No local em que ocorreu o acidente não havia indícios de que o asfalto poderia ceder. No entanto, há locais da cidade que estão preocupando os munícipes.
Ponte com problemas
Um dos pontos em que o asfalto está bastante danificado e que, inclusive, vem sendo destaque nas redes sociais por conta de ser local de passagem de muitas pessoas, é a ponte localizada nas imediações da rotatória da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, a Etec.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviço fez os reparos nos locais que apresentavam buracos maiores e desnivelamento. Porém, o trecho deve ser interditado em breve por conta de obras de recuperação que deverão ser feitas, uma vez que a tubulação do local cedeu. As máquinas que irão realizar o procedimento serão consertadas e até o final do mês devem estar prontas, conforme informou a Prefeitura.