Domingo, dia 22, foi um dia em que fiquei na cama o dia todo, vendo filme, lendo, enfim, fazendo uma das coisas que mais gosto. Em determinado momento, me ocorre que acabei vendo, não lembro como cheguei, até um vídeo com a descrição inicial chamado ASMR: SPA Day Binaural – Venha Relaxar Antes de Dormir. No começo fiquei intrigada porque era um vídeo tão bonito, com luzes ao fundo, com uma moça de roupa rosa de dormir e um microfone, falando baixinho…queria saber sobre o que se tratava aquele vídeo e, em especial, a sigla ASMR.
ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Respons, que se refere a uma espécie de formigamento que pode ocorrer no cérebro e que pode levar às pessoas a um relaxamento extremo (dizem…). Claro que para algumas pessoas pode não funcionar e até irritar.
Mas, com toda certeza você já viu alguns vídeos sobre ASMR, mas que geralmente estão mais ligados às imagens. Tem pessoas, por exemplo, que se satisfazem mentalmente ao terem contato com vídeos em que são retiradas unhas encravadas ou espinhas, acreditem!
No caso dos vídeos em que acabei caindo, são ASMRs em que existe, geralmente, uma mediadora que fala com a câmera (como se estivesse falando conosco), conta histórias e usa um microfone para dar ênfase nos sons que são feitos. No caso, estou falando dos vídeos brasileiros, o resto não sei.
O primeiro vídeo que citei, sobre o SPA, é do canal Sweet Carol. Ela é bem conhecida no meio por realizar esse tipo de vídeo, com 1,43 mil pessoas inscritas em seu canal. Outro que assisti nessa semana foi um chamado Comendo Ursinho de Pelúcia, entre outros.
Também existe uma outra Youtuber que acabei conhecendo durante as pesquisas chamada Gaúcha. Ela também é bem famosa nesse meio. E outra, a Sabrina.
Há pessoas que acreditam que as sensações geradas pelos sons acabam por gerar relaxamento, levando ao sono. Pessoas, nos comentários dos vídeos (em todos os canais citados), dizem que só dormem vendo ASMR, ou que possuem depressão e insônia e se sentem bem ao assistirem/ouvirem os vídeos.
Enfim, gente, eu ainda não dormi desde que descobri os canais, mas confesso que fiquei assistindo vários e achei interessante e, sim, me senti relaxada. Passem pelos canais do Youtube para darem uma xeretada também. Quem sabem sejam aliados.
Em tempo: vocês não acreditam! Estava vendo meus e-mails no início da noite de terça-feira, quando recebi um release informando que até o Serasa entrou na onda do ASMR, proporcionando um vídeo com uma hora de boleto sendo rasgado, hehehe. Eu ri! Se jogar no Google, também acha!
Ludmila Fontoura
jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a PUC-Campinas, além de Historiadora e pós-graduada em História Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu, as Fimi.
[email protected]