O sociólogo, doutorando em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do NEA/Unicamp e do LEICI/Unicamp, líder do projeto RB Sustentabilidade 4.0, Marcos Rehder Batista realizou um estudo regional, e a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) foi considerada uma referência.
O levantamento teve o propósito de encontrar o que há de diferencial em cada associação comercial na região e as diferentes estratégias para a superação da crise provocada pela pandemia.
Segundo o estudo do doutorando, a empatia e a positividade com que a Acimm está lidando com este momento caótico precisa ser realmente uma inspiração, mesmo estando ao lado de Mogi Guaçu, o lugar onde se tem as maiores restrições e com a mais rigorosa fiscalização (a postura do Poder Público nos dos dois municípios e as regras impostas foram praticamente as mesmas).
“O aspecto humano de otimismo pautado na liderança de sua diretoria é acompanhado pela atitude da equipe, e isto acaba atenuando os impactos negativos e mantem os associados juntos, sempre em busca de novas alternativas, o que já era feito antes da Covid 19”, relata o texto.
O material fala também da trajetória do município, desde o ciclo do café e o desenvolvimento da economia, até os dias de hoje.
“Deste modo, pode-se imaginar um setor de comércio e serviços bastante dinâmico, o que deu origem a um movimento fora do círculo institucional da associação comercial, o ‘Ação Comercial’, focado em ações coletivas para movimentar as regiões comerciais que se organizou e assumiu a Acimm”, lembra Rehder, que considera uma renovação.
Isso alavancou o desenvolvimento de projetos inovadores, como uma incubadora de Startups e a implantação de uma Agência de Desenvolvimento, que está em um estágio bastante avançado.
A postura proativa da Acimm marca a reação em relação ao cenário de estagnação na atividade comercial provocada pelos decretos estaduais e municipais.
“Se, por um lado, a diretoria tem com muita clareza a consciência da importância da liderança e da mobilização da classe empresarial para serem buscadas alternativas menos restritivas no funcionamento das atividades consideradas não essenciais, mesmo antes do dia 20 de março já havia uma campanha de conscientização dos comerciantes sobre o tamanho do problema e orientações sobre cuidados necessários para este ‘novo normal’”, aponta o levantamento.
Além de espaço em meios digitais para divulgação de delivery e drive thru, foram feitas lives periódicas exclusivas da Acimm visando soluções para a crise, declarações em vídeo da presidência e de outras lideranças empresariais locais – tanto para orientar quanto para expor à sociedade o drama que os empresários estão vivendo -, o que promoveu um sentimento coletivo, o qual levou a uma série de avanços em relação às imposições do poder público, como a ampliação dos horários de funcionamento.
A consciência da importância da capacidade de mobilização, quando não há canais efetivos de comunicação com o poder público, é um instrumento de grande relevância na condução da crise por parte da Acimm.
Rehder também destaca em seu trabalho que “é marcante o esforço em se lidar com os problemas deste período de uma maneira que buscava superar o derrotismo trazendo mensagens positivas sempre que possível, como lembrar em suas mídias digitais datas de aniversário e dias comemorativos inusitados, como ‘Dia do chocolate’”.
O trabalho revela, ainda, que “foram coisas simples, mas que tiram o peso de cenário de filme de terror que nos cerca, e aguçam bem estar e a tão necessária criatividade, fundamental para a reinvenção pela qual várias atividades terão que passar. O sorriso no rosto e evitar expressões de austeridade foi muito marcante, e fez a diferença”, aponta o relatório. O exercício da empatia com a sociedade, de modo geral, foi e é o principal instrumento da liderança exercida pela Acimm para seus associados e na sociedade de Mogi Mirim, em geral.
Da mesma forma como o amparo técnico em todos os aspectos que abrangem o meio empresarial, estas posturas envolvem as pessoas de modo que elas usufruam mais e melhor do que é oferecido por uma associação comercial, empoderando esta instituição em outras vertentes do desenvolvimento local, tais como sustentabilidade e planejamento municipal.
Link para introdução ao projeto “Com a palavra, as associações comerciais”
https://rbsustentabilidade40.blogspot.com/2020/06/crise-com-palavra-as-associacoes.html
Presidente da Acimm vê trabalho reconhecido
Para o presidente da Acimm, José Luiz Ferreira, a informação de que a entidade que dirige é tão dinâmica em tempos de coronavírus só coroa o trabalha de toda sua equipe. Destacou inúmeras atividades e lamentou que, em 2020, a associação só não foi mais dinâmica devido à pandemia.
“Mesmo num momento difícil para a humanidade, pudemos nos reinventar e atuar de forma direta e eficaz com nossos associados”, disse.
Ferreira destaca que a Acimm tem potencial para ir mais além, e que, na atual administração, esta via de informação se tornou mais eficaz e tênue, oferecendo aos associados ferramentas e canais que facilitam o seu cotidiano. “Avançamos bastante e isso pôde ser medido pelo levantamento do doutorando .