domingo, abril 20, 2025
INICIAL☆ Capa EsporteAssociação Regional nasce e projeta competições

Associação Regional nasce e projeta competições

Idealizada pelo secretário de Esportes de Itapira, Luiz Domingues, o Luizinho, ex-diretor de Esportes da Prefeitura de Mogi Mirim, a Associação Desportiva Regional foi fundada com o intuito de promover competições integradas entre municípios da região, visando custos mais reduzidos e oportunidade à crianças e adolescentes em iniciação.

A associação tem representantes de secretarias de Esporte de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Espírito Santo do Pinhal, Conchal, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Holambra, Santo Antonio de Posse, Jaguariúna, Pedreira, Monte Alegre do Sul, Amparo, Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro e Jacutinga. O representante de Mogi Mirim é Paoline Faria, professor da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel).

Uma das motivações é o momento difícil que os municípios passam em termos de arrecadação. “Cultura e Esporte são os que mais sofrem com os cortes das prefeituras”, observou Luizinho.

Ex-diretor de Esportes da Prefeitura de Mogi, hoje em Itapira, Luizinho preside a Associação.(Foto: Arquivo)
Ex-diretor de Esportes da Prefeitura de Mogi, hoje em Itapira, Luizinho preside a Associação.(Foto: Arquivo)

Diante dessa realidade, a ideia é promover campeonatos mais enxutos, com cidades próximas, a partir de abril. Uma das possibilidades é realizar festivais mensais, a cada mês em uma cidade. Campeonatos com jogos de ida e volta não estão descartados.

A ideia é privilegiar os iniciantes, que não têm chances de disputar campeonatos de alto nível técnico. Pelo que vem sendo combinado, as equipes mais fortes continuariam, sefor possível, nas competições de associações regionais e Federação e os campeonatos da nova associação teriam times em iniciação. Outro ponto é permitir a participação de equipes que geralmente não jogam em função das grandes distâncias.

A intenção é fazer competições de categorias de base, até 17 anos, e máster para a terceira idade, com preparação para os Jogos Regionais do Idoso (Jori).

O custeio da competição será dividido entre os municípios, mas a associação também pretendia buscar recursos junto à Secretaria de Esportes do Estado.

Cada cidade vai ser responsável por uma modalidade. A ideia é abranger todas como atletismo, handebol, natação, xadrez, ginástica, rugby e ciclismo. Mas o trabalho será iniciado com os esportes em que mais cidades têm equipes. A associação programa reuniões específicas para organizar competições por modalidade desta vez entre técnicos de cada cidade. Espírito do Pinhal vai cuidar do futebol de salão, Mogi Mirim será responsável pelo voleibol, Itapira pelo basquete e Águas de Lindóia organiza o futebol.

Outros projetos são cursos de reciclagem, palestras e ações de integração com outros estados e países, mas Luizinho defende paciência. “Não podemos começar com muita sede e depois não darmos conta”, explicou.

O sucesso da associação dependerá de que cada cidade faça sua parte, pensa Luizinho. “Toda cidade tem suas obrigações, não podemos deixar pro boi de piranha. Se todos assumirem, vai ser muito legal. Se deixarem pros outros não vai dar em nada”, avisou.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments