sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueAtenção ao prazo para regularização do título de eleitor: limite é 4...

Atenção ao prazo para regularização do título de eleitor: limite é 4 de maio

Os eleitores têm a data limite de 4 de maio para solicitar o título pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a sua situação para votar nas eleições gerais. Após esse prazo, o cadastro eleitoral é fechado para organização das Eleições 2022. Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito, marcado para o dia 2 de outubro, também podem tirar o título. O voto é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos. É possível solicitar o alistamento eleitoral por meio do Atendimento Online do TRE-SP. As eleições 2022 são para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Alckmin decide
se filiar ao PSB

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, avisou a aliados nesta semana que decidiu se filiar ao PSB para ser candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cúpula do partido prevê realizar a cerimônia na próxima semana. Mais especificamente, entre os dias 15 e 20 de março. O ex-tucano decidiu pelo PSB em um encontro com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o prefeito do Recife, João Campos, o ex-governador de São Paulo, Márcio França, e o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Integrantes da direção do PSB disseram, em caráter reservado, que até a data do evento de filiação, o partido também deve definir o ingresso de aliados de Alckmin.

‘Nem Lula
nem Bolsonaro’

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência, disse que não há possibilidade do seu partido apoiar o ex-presidente Lula (PT) ou o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Planalto este ano. “É muito difícil o MDB recuar. […] Tenho convicção que não há possibilidade do MDB estar com Lula ou Bolsonaro. O MDB tem pré-candidatura, vai ter candidatura própria. Nós fazemos parte de um projeto chamado ‘centro democrático'”, afirmou, durante o evento “Um olhar para o futuro: a corrida presidencial de 2022”, realizado no início da semana. Tabet tem apenas 1% das intenções de voto, segundo pesquiso do PoderData. “Eu tenho convicção que tenho condições de ser essa candidatura da convergência.”

Bolsonaro e Lula:
‘Hitler e sub-Hitler’

Pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes afirmou que escolher entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula na próxima eleição é “a mesma coisa de você votar no sub-Hitler para derrotar o Hitler”. “Querem entupir que o povo tem que votar nele [Lula] para poder não engolir o Bolsonaro”, comentou Ciro. “Claro que é diferente o Lula do Bolsonaro, eu considero profundamente diferente. Mas o modelo de governança política e o modelo de governança econômica é rigorosamente o mesmo”, completou. Ciro afirmou que, assim como Hitler ascendeu durante uma crise financeira na Alemanha gerada pelo Tratado de Versalhes, Bolsonaro ganhou os votos do povo em um momento de crise econômica no Brasil.

O deputado
Arthur do Val

O Podemos informou terça-feira, 8, que acatou o pedido de desfiliação do deputado estadual Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”. Em vídeo, ele também anunciou que sairá do Movimento Brasil Livre (MBL). A decisão acontece após áudios sexistas feitos pelo deputado terem sido divulgados na internet. No caso, ele afirmou que “ucranianas são fáceis porque são pobres”. “E vou te dizer: são fáceis, porque elas são pobres. […] Depois eu conto a história. Não peguei ninguém. Mas eu ‘colei’ em duas ‘minas’… E, assim, é inacreditável a facilidade.” Mais da metade dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) se mostram favoráveis à cassação do mandato de Arthur do Val.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments