Profissionais dos setores de enfermagem e de farmácia da rede de atenção primária da Saúde participaram, na sexta-feira, 3, de um treinamento para conhecer o novo glicosímetro, aparelho para aferição de glicemia no sangue, que será fornecido em breve pela farmacêutica Roche, para uso na rede municipal de Saúde.
O evento aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Saúde. A migração do aparelho de uma fornecedora para outra visa oferecer um serviço de melhor qualidade à população.
O treinamento foi ministrado pelo executivo de vendas da Roche Diabetes Care, Aldo Francisco Xavier.
Ele disponibilizou um exemplar do glicosímetro Accu Chek a cada profissional participante para que todos pudessem entender o funcionamento de forma prática e objetiva. “É simples, fácil e rápido”, reforçou Aldo sobre o uso do aparelho.
Ele explicou todo procedimento de ligação do glicosímetro, do uso dos botões de navegação, das entradas de USB para conexão com o software, assim como a introdução das tiras de glicemia e do compartimento de troca das baterias. Também salientou que o aparelho da Roche possui um mecanismo de economia de energia e que ele se autodesliga se ficar 90 segundos em inatividade.
Teste
O representante da Roche também demonstrou, passo a passo, a configuração do aparelho para ser utilizado na sua finalidade. “Ele leva quatro segundos para mostrar o resultado da glicemia”, comentou. Outro diferencial no glicosímetro da Roche, de acordo com Xavier, é que ele possui um sistema de autochecagem, ou seja, só armazena teste de glicemia de sangue.
Se o aparelho detectar algo diferente quanto ao tipo de material introduzido para análise, ele não faz o teste. Os participantes também foram treinados quanto ao uso da solução controle, um produto que verifica se a tira está contaminada ou não.
A introdução do Accu Chek da rede pública será feita de forma gradativa. Antes, como teste, para saber se o modelo atende às necessidades da Secretaria de Saúde, o glicosímetro da Roche será usado, num primeiro momento, nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) da Santa Clara, Jardim Planalto e no distrito de Martim Francisco (quando finalizar a reforma no prédio).
A farmacêutica Juliana Cristina Nunes Garcia, coordenadora e assistência farmacêutica da Secretaria da Saúde foi quem viabilizou esse treinamento com o pessoal da Roche Diabetes Care, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização da Saúde (NEPH) e da secretária de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho.