Sabemos que a prática regular do exercício físico moderado possui inúmeros e inquestionáveis benefícios. E para as crianças e adolescentes, a aquisição destes benefícios também é fundamental. Essas faixas etárias deveriam ser as mais ativas, porém, atualmente, não são tanto quanto o ideal.
De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em nível mundial, cerca de 80% dos adolescentes não praticam exercícios físicos com a frequência e intensidade adequadas. Pesquisas científicas também relatam que, pessoas que tiveram a infância ativa, possuem maior probabilidade de manterem comportamentos saudáveis na idade adulta, resultando na redução do surgimento de doenças e a mortalidade por inatividade física.
Uma das metas da Direção Geral de Saúde (DGS) pra 2020 é aumentar para 70% a porcentagem de adolescentes que praticam atividade física três ou mais vezes por semana. Uma estratégia para incentivar as crianças e adolescentes a saírem do sedentarismo é através de propostas que lhe deem prazer de forma lúdica e divertida, como, por exemplo, com brincadeiras antigas como peteca, amarelinha, cirandas, pular corda, queimada, pega-pega, corridas de saco, entre outras.
Temos um universo tão grande de brincadeiras e jogos no folclore brasileiro que proporcionaríamos a eles até a oportunidade de conhecer e resgatar a identidade cultural de nosso país. Brincadeiras e jogos criativos são meios naturais para que crianças e adolescentes vivenciem os sentimentos, inclusive os descontentamentos, e como superá-los. São ferramentas de estruturação do indivíduo e desenvolvem capacidades fundamentais como percepção motora, equilíbrio, coordenação e orientação espacial.
Além do mais, através das brincadeiras, as crianças podem desenvolver diversas linguagens, organizar os pensamentos, descobrir e construir regras, tomar decisões, compreender limites e desenvolver a socialização e a interação com quem brinca. Vamos estimular as crianças e adolescentes a se movimentarem, de uma maneira prazerosa e divertida, para que continuem a vida inteira com este hábito saudável.